Novas tecnologias e a nossa realidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
14º Encontro – N. T. I. C.

Acolhida
Estabelecer nosso primeiro contato, apresentar nome, conhecer o nome de cada pessoa e função, quais atividades gosta e não gosta de realizar, responder dúvidas dos jovens;
Realização da chamada
Início da apresentação de slides
Sem explicar qual o tema, assistiremos ao vídeo;
Após assistir conversar com o grupo a respeito da importância que ganhou atecnologia em nosso dia-a-dia e o ritmo acelerado;
“A realidade econômica e social do mundo não pode ser concebida atualmente sem as possibilidades que as tecnologias oferecem, em particular as chamadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).  Cabe dizer que, graças a elas, as sociedades avançaram nos últimos 50 anos a uma velocidade extraordinariamente mais alta, em comparação a tudo o queaconteceu nos 500 anos anteriores, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo.
As facilidades que as TICs criaram para processar e transferir todo tipo de dados de forma cômoda, eficiente e segura – através de nossos computadores ou celulares e smartphones –geraram novos parâmetros na relação entre empresas e pessoas. As tecnologias valorizaram sobremaneira o indivíduo como nunca antes,dando-lhe grandes possibilidades de expressão – praticamente em nível mundial – bem como acesso ao que pode haver de melhor em termos de comunicação, trabalho, educação, saúde e lazer”
Continuação da apresentação de slides;
* Tecnologia como escada para a evolução:
Em geral, uma tecnologia apresenta aos seres humanos outra maneira de pensar sobre algo. Cada invenção permite outra forma dever a vida. Cada ferramenta, material ou mídia adicional que inventamos oferece à humanidade uma nova maneira de expressar nossos sentimentos e outra forma de testar a verdade. À medida que novas maneiras de expressar a condição humana são criadas, amplia-se o conjunto de pessoas que podem encontrar seu lugar único no mundo.
* Retrospectiva da tecnologia, como uma forma de entender melhor aevolução das coisas;
1. Selvageria – Sobrevivência através da caça de acordo com evidências arqueológicas; descoberta do fogo, arco, cerâmica, roda.
2. Barbárie – Domesticação de animais, agricultura, metalurgia (assentamento em 1 único território)
3. Civilização – Alfabeto e escrita
- Era medieval – navios que começaram a ligar os espaços geográficos- Revolução industrial – Textil, mineração/carvão, metalurgia/motor a vapor: trem abriu o comércio entre cidades
- Século XIX – Lâmpada incandescente, possibilitou o 2º e 3º turno.
- Século XX – Rádio, radar, gravação de som: possibilitou o telefone. Tv
- Século XXI – Banda larga, Biotecnologia, Nanotecnologia...
Você sabe o quanto atecnologia está presente em seu dia-a-dia?
TOP 10!
Alunos listarão o top 10 das tecnologias envolvidas em seu dia-a-dia, verão que tudo que utilizamos é tecnologia, precisou de tecnologia para ser produzido enfim, que em toda a parte ela está presente.
Abordagem da tecnologia em cada setor:
* Como nos comunicamos
Com as TICs, qualquer indivíduo que tenha algo para dizer poderá fazê-lo. Epara uma audiência quase infinita. Pessoas que nunca teriam meios para expressar-se além de seus círculos de convivência podem manifestar suas ideias, debatê-las com outros e chegar até mesmo a converter-se em um foco gerador de opinião respeitada sobre determinado assunto – valendo-se basicamente de um computador conectado à internet, em especial com banda larga.
* Como consumimos
Afacilidade de criação de comunidades virtuais na internet transfere um grande poder de negociação aos consumidores. Quanto mais pessoas quiserem comprar simultaneamente um mesmo produto ou serviço, menor será o preço da compra. Uma comunidade virtual, orientada ao turismo, pode agrupar pessoas interessadas, por exemplo, numa excursão a um determinado lugar, e negociar diretamente com a companhia de...
tracking img