Novas tecnologias e seu impacto na comunicacao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O avanço tecnológico deste início de milênio configura-se como o divisor de águas que separa a sociedade pós-moderna da Modernidade. Apesar de o homem contemporâneo não ter ainda se desvencilhado completamente de seu passado histórico mais recente, ou seja, da Modernidade , a sociedade contemporânea é bastante diferente da sociedade moderna. E uma das razões disto é o fato de que hoje as relaçõessociais são mediadas pelas novas tecnologias de informação. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar uma desterritorialização das relações sociais. São as novas tecnologias que estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si e, também, são elas que imprimem as caracterizações desta sociedade contemporânea.
Para pensar asconfigurações da sociedade atual é interessante traçar um paralelo entre a pós-modernidade, ou seja, o contexto histórico atual, e seu recente passado, a Modernidade. Para o propósito deste estudo, esta diferenciação será traçada principalmente no que concerne às questões da desterritorialização das relações sociais, hoje percebidas e vivenciadas como uma realidade inexorável, e da imersão destas relaçõesnum sistema tecnológico de informação.
Este contexto se aplica para a experiência das empresas que vivenciam hoje uma revolução nos seus processos de comunicação com a chegada da Internet e, em decorrência desta, com a estruturação da Intranet.
1 – A Modernidade e o controle social
A Modernidade é o passado histórico mais recente do homem contemporâneo. Deixou marcas que ainda hoje podemser percebidas na sociedade e no modo como os indivíduos nela se inserem. O homem contemporâneo é o resultado das experiências vividas pelo homem moderno, e tudo aquilo que ele é hoje é fruto das indagações, das incertezas e dos embates de ontem.
Por isso, para reflexionar sobre a sociedade atual é importante pensar as configurações de seu passado imediato. Pensar a inserção do indivíduo nasociedade moderna e as configurações sociais da Modernidade é imprescindível para entender o momento social vivenciado pelo indivíduo hoje.
Na Modernidade foram criadas as instituições sociais , que são a escola, o exército, a prisão, a fábrica, com o objetivo de controlar o comportamento humano. Os indivíduos eram inscritos em territórios e pertenciam a grupos concretos. Nestes grupos, o controlesocial se dava em função do caráter dos indivíduos e o que determinava a intervenção do poder era, justamente, os desvios de comportamento. O poder agia quando o comportamento que os indivíduos tinham não era considerado normal, socialmente aceitável.
A Modernidade foi uma forma de exercício de um poder controlador, que se preocupava com a vigilância e com o cuidado do outro. E os indivíduosmodernos tinham sua existência perpassada por estas instituições sociais, pois nasciam, viviam e morriam nelas. As instituições sociais foram instituídas para formar o indivíduo desde a mais tenra idade, para cuidar dele desde seu nascimento até o ocaso para que ele não se desviasse do caminho que a sociedade havia lhe traçado e se tornasse um bom cidadão como ela queria.
Em cada uma destasinstituições sociais, também chamadas disciplinares, existem figuras que representam uma mescla de poder e saber e que tomam para si a tarefa de cuidar do comportamento do outro. São os pais, os professores, os chefes, que zelam pelo aprendizado e que procuram, sempre, introduzir naqueles que estão sob seus cuidados as normas e as regras que regulam o ambiente em que se encontram e, de forma mais ampla, toda asociedade (Vaz, 1999, p.166).
E quando a presença que vigia não pode se dar de fato, é preciso que o superior, aquele que cuida, esteja dentro do outro, interiorizado no sujeito. Ou seja, as normas e regras sociais deviam ser introjectadas pelos indivíduos, para que ele mesmo controlasse o seu comportamento. Assim o poder garante uma formação contínua. Só assim o poder sabe que o outro...
tracking img