Implantedontia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Molhabilidade de superfícies polidas e tratadas com ataque ácido de amostras de titânio Cp.
Murilo Pereira Coutinho.

Introdução

Para o estudo e a análise de biocompatibilidade dos materiais e análise do nível de óssea-integração, precisa-se dos conhecimentos e informações quantitativas e qualitativas do nível de energia livre superficial dos implantes. Tais níveis influenciam naatração, repulsão e interações que ocorrem entre a superfície do biomaterial, as proteínas e as células. A forma mais empregada para se obter informações acerca da energia livre superficial dos sólidos é
por meio da medição do ângulo de contato com líquido - goniometria.

Revisão literária

Na área de biomateriais, a regra geral é que materiais com tensão superficial entre 20 e 30dinas/cm² exibem uma baixa bioadesão e os materiais com valores de tensão superficial superiores a esta faixa apresentam melhor resultado.
Baier e Meyer (1988) relacionaram a tensão superficial crítica dos implantes com a biocompatibilidade. Segundo estes autores, materiais com alta energia livre superficial adsorvem mais facilmente macromoléculas, desenvolvem maior número de sítios favoráveis paraocorrer à ligação, e formam camadas favoráveis para a ligação das células.
A situação de equilíbrio entre tensão superficial
líquido-vapor (lv) de uma gota líquida e a tensão na interface de um sólido e esta gota (), manifesta-se através de um ângulo de contato (sl) da gota com esta superfície e que pode ser utilizado para caracterizar a energia da superfície (sv). A relação básicaque descreve a situação do balanço de energia é dada por:

gSv=gSL+gLv cosq

A energia da superfície, a qual é diretamente relacionada com sua molhabilidade, é um parâmetro usualmente correlacionado com suas interações biológicas. Infelizmente, sv não pode ser diretamente obtido desde que a equação possui dois termos desconhecidos, sl e sv. Assim, o valor de sv éusualmente aproximado pelo método Zisman para obtenção da tensão crítica superficial.
Para Li e Neumann (1996), o ângulo de contato aparente, observado através de experimentos, pode ser igual ou não ao ângulo de contato de Young. Eles afirmam que nas superfícies sólidas ideais, não há histerese do ângulo de contato e os ângulos observados experimentalmente são iguais aos de Young. Nas superfícies lisas,mas quimicamente heterogêneas, Ө não é necessariamente igual ao ângulo de contato de equilíbrio termodinâmico. No entanto, o ângulo avançado Өa, determinado experimentalmente, é uma boa aproximação para ӨY. Nas superfícies rugosas não há igualdade entre o ângulo de contato avançado e o de Young.
Nicolaiewsky e Fair (1999) investigaram a influência do tratamento da superfície na molhabilidade deplacas metálicas e cerâmicas, lisas e texturadas, planas e corrugadas, empregadas em colunas de destilação. Para tanto, utilizaram líquidos com propriedades físicas diversas, a fim de que os efeitos da tensão superficial e da viscosidade pudessem ser analisados. Foram realizadas medidas de ângulo de contato e de sua histerese, através da técnica da Placa de Wilhelmy, a que mede os ângulos de avançoe de retrocesso, através da medida de força e é função da profundidade de imersão do líquido. Foi constatado pelos autores que quanto maior a rugosidade, melhor a sua molhabilidade em relação a todos os líquidos testados.
O objetivo deste trabalho é analisar a molhabilidade da superfície do titânio tratado com ataque ácido e superfície polida, usando como líquido para análise do ângulo decontato água, NaCl e sangue.

Materiais e Métodos

No presente trabalhos, foram empregados cilindros cortados de uma barra de Ti cp, grau 2, especificação ASMT F67-95 (American Society for Testing Materials). Os cilindros de Ti foram fornecidos pela empresa Conexão Sistema e Prótese, São Paulo.
Os cilindros foram submetidos a dois tratamentos de superfícies: a) Polimento mecânico –...
tracking img