Analise das demonstracoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PADRONIZAÇÃO

Padronizar um demonstrativo financeiro consiste em reclassificar algumas contas presentes nas demonstrações contábeis como no balanço patrimonial e na DRE, transferindo-as para um modelo novo, previamente definido com a finalidade de padronização. E desta forma descomplicando relatórios e melhorando assim sua eficiência já que transmite ao mesmo tempo simplificação,comparabilidade, precisão das contas, descoberta de casos, etc. Desta forma faz mais sentido analisar um balanço, após o seu reagrupamento em um modelo definido para a reclassificação. Para a efetivação da padronização, está incluída a conta Duplicatas Descontadas, que sendo do ponto de vista contábil uma dedução de Duplicatas a Receber será reclassificada como pertencente aoPassivo Circulante; A conta despesas do exercício seguinte, que se for maior ou igual a (10%) do Ativo Circulante, será reclassificada como pertencendo ao Patrimônio Líquido (PL), já na conta, Resultado de Exercícios Futuros (REF) se existirem contratos com cláusula indenizatória, serão reclassificados para o Passivo Circulante. Caso não tiverem cláusula indenizatória será enviada para o PatrimônioLíquido (PL), ficando assim o REF zerado, e na DRE, a conta Encargos Financeiros Líquidos irão para Receitas/ Despesas não Operacionais.
De acordo com Matarazzo (1998, p. 142) “a padronização consiste em: simplificação, comparabilidade, adequação aos objetivos da análise, precisão na classificação de contas, auxilia a descoberta de erros e proporciona a intimidade do analista com asdemonstrações financeiras”.
A seguir, o mesmo autor apresenta um comentário mais claro e detalhado a respeito das informações mencionadas acima pelo autor.

• Simplificação: um balanço expresso de acordo com a lei das S/A abrange em média 60 contas, isso proporciona um grau de dificuldade maior na visão do balanço como um todo. Quando comparados com três balanços com 60 valores diferentescada um calculamos os percentuais de variação de um período para o outro (ou seja, a análise vertical e horizontal), atinge a 540 números, e isso complica o trabalho de um analista, proporcionando perca de dados e a demora no processo da análise. Existem padronizações que reduz em média de 20, o número de contas do balanço proporcionando agilidade e a facilidade no processo da análise.
•Comparabilidade: bancos, seguradoras etc.; ou seja, onde se tem por obrigatoriedade um plano de contas legal com maior ou menor grau de informações e títulos de contas, no qual se torna difícil perceber sua origem. A análise é feita através de comparação, e seu propósito é analisar um balanço após seu enquadramento em um exemplo que se torna possível, a comparação com outros balanços.
• Adequação aosobjetivos da análise: geralmente uma conta ou outra devem ser reclassificadas, como por exemplo, duplicatas descontadas que deve constar no passivo circulante. Outras contas como duplicatas a receber e estoques são habitualmente classificadas no ativo circulante.
• Precisão nas classificações de contas: encontramos com freqüência balanços e demonstrações de resultados com erros nas classificaçõesde contas, como permanente que se encontra no ativo circulante, obrigações do próprio exercício que aparecem com do exercício seguinte, etc. a padronização deve ser rigorosa para corrigir certos tipos de erros como os mencionados acima.
• Descoberta de erros: erros propositais ou não investigados nas demonstrações financeiras.
a) Estoque final ou inicial das demonstrações doresultado do exercício não é idêntico com os estoques dos balanços.
b) Provisão para devedores duvidosos do balanço não é igual a que foi construída na demonstração do resultado do exercício.
c) Impossível harmonizar o patrimônio liquido final, mais os resultados do exercício com o patrimônio liquido inicial. Uma padronização mais objetiva deveria sempre ser precedida da preparação de um...
tracking img