Indicadores sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ADRIANO LIRA DE SOUZA

A CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Maceió
2010

ADRIANO LIRA DE SOUZA

ACIDADANIA EM CONSTRUÇÃO E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [POLITICAS SOCIAISII].

Orientador: Prof. Maria AngelaSantini

Maceió
2010


SUMÁRIO

INTRODUÇAO..........................................................................04

DESENVOLVIMENTO.......................................................05 a 07

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................08

REFERENCIAS.........................................................................09



INTRODUÇÃOA assistência social é sem dúvida uma importante política social para as "pessoas portadoras de deficiência", uma vez que nossa realidade perversa e excludente, coloca um imenso contingente populacional na faixa da pobreza absoluta, para quem a assistência social, construtiva e transformadora, tem um amplo campo de trabalho. O erro é limitar todo um conjunto de políticas voltadas para a questãodos portadores de deficiência, que no seu conjunto tem um extraordinário poder questionador da sociedade capitalista e de seus valores culturais e simbólicos, a uma questão meramente assistencialista.

Se, como objetivo máximo as "pessoas portadoras de deficiência" almejam: Igualdade de Oportunidades, Plena Participação, Vida Independente e Auto-suficiência Econômica, visandopassarem a ser cidadãos produtivos e inseridos na vida social, cabe ao Estado em todos os seus níveis, como impulsionador e regulador das relações sociais, promover essa transição. Portanto é imperativo o Estado, em todos os seus níveis, que deixe de ter a postura ambígua que tradicionalmente o tem caracterizado, por um lado afirmando a vida independente como meta e, por outro lado, construindosignificativos obstáculos para a sua concretização.



DESENVOLVIMENTO

Segundo dados do IBGE mais de 24 milhoes de pessoas no Brasil, apresentam algum tipo de deficiencia, representando 14,5% da população do país, dezesseis milhões de pessoas estão na faixa etária compreendida entre 16 e 60 anos de idade.
A ONU, define a pessoa com deficiência como aquela que sofreu perda, oupossua anormalidade, de uma estrutura ou função psicologica, fisiologica ou anatomica que venha gerar uma incapacidade para o desenpenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o homem, podendo sua genese estar associada a uma deficiência fisica, auditiva, visual e mental, quer seja permanente ou temporaria.
Desde a antiguidade até a atualidade, as sociedades humanas tiveramdificuldades em lidar com as diferenças. Aceitar as pessoas com deficiências foi e tem sido um dilema. Ao reportarmos para a Grecia Antiga, onde a perfeição do corpo fora cutuada, constata-se que as pessoas com deficiência foram sacrificadas ou escondidas, pois tinha a crença de que elas poderiam contaminar a sociedade. Mas foi somente o periodo Renascentista que trouxe as primeiras expectativas de cunhohumanistico como advento das Ciências Medicas no seculo XVII e XVIII, a deficiência passou a ser explicada não mais como um fato sobrenatural, mas sim por um prisma de causualidade natural, passando a ser compreendida por um prisma patologico.
No Brasil as primeiras entidades de atendimento a pessoa com deficiencia, organizadas a nivel nacionalforam o Conselho Brasileiro para o Bem-Estar dosCegos, fundado em 1954 e a Federação Nacional da APAES criada em 1962. Já as entidades de defesa dos direitos de pessoas com deficiencia , começam a surgir na decada de 70 em função da movimentação para a comemoração do ano internacional da pessoa com deficiencia, que seria realizado em 1981, direcionado pela ONU, este fato teve grande importancia na vida das pessoas com deficiencia, e o dia 21 de...
tracking img