Fusao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
de fusão. Nessas minhas “andanças” corporativas, pude presenciar inúmeros casos de empresas nesta situação que encontraram nos portais corporativos uma saída bastante interessante para superar muitosdesafios e outras que infelizmente não escolheram esta opção.

Estas visitas e observações me permitiram pensar em uma abordagem de valor que chamei de Tecnologia Amiga dos Processos de Fusão, quedependendo da cultura organizacional e de outros fatores, a partir das intranets de terceira geração, tem muito a colaborar ao sucesso dos processos de fusão tão compleA Fusão de empresas é umaoperação de ordem financeira e jurídica que une duas ou mais sociedades, de mesmo segmento jurídico ou diferente. Na fusão há a aglutinação de patrimônios, o que gera uma nova face empresarial jurídica.Segundo a Lei nº 6.404/76, no art.228, fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única grande empresa.

A fusão é avaliada pelo valor contábil ou de mercado, obedecendo o artigo 21da Lei nº 9.249 / 1995. O último balanço da empresa a ser adquirida deverá ser feito em até trinta dias antes da fusão.

Nos tempos atuais, numa economia globalizada e “pós-neoliberalista”, há umatendência de concentração de capitais e segmentos de produtos nas mãos de grupos empresariais.

Esta tendência ocorre devido à concorrência de mercado e à necessidade de reduzir custos operacionais naempresa, como forma de manter o produto competitivo no mercado consumidor. Para manter a competitividade de seus produtos e serviços, e ampliar a distribuição dos mesmos, muitas empresas lançam mãoàs estratégias econômicas.

Dentre as estratégias, destacamos a fusão, a cisão e a incorporação de empresas. A incorporação ocorre, na maioria dos casos, pela decisão de grandes grupos. Além dacompetitividade no mercado interno, há também a fusão que visa o lançamento de um produto no mercado externo, como ocorreu na fusão entre Antártica e Brahma, que lançaram a Ambev para reforçar o...
tracking img