Novas regras ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS REGRAS ORTOGRAFIA / PERGUNTAS E RESPOSTAS LOGO APOS.

Exercícios 1

Instruções de como proceder nos exercícios
Na primeira tela está o texto, ANOTE num papel suas respostas do exercício. Na segunda, a resposta certa em seguida . Então, CORRIJA as suas respostas.

1. Corrija as frases, segundo as Novas Regras da Ortografia:

Minha prima e o marido vem à minha festa deaniversário. Chegarão no vôo das 16 horas. Eles tem três filhas. Elas lêem na viagem toda; em conseqüência, sentem enjôo. Sei que te peço dinheiro emprestado com frequencia, mas fique tranqüilo que te pagarei os cinqüenta reais ainda hoje. Pedrinho adora ir ao zôo para ver o pingüim e a jibóia. Este sábado que passou ele não pode ir, mas no próximo, pode. Meu gato passeia pelo quintal soltando todo o seupêlo. Segure a panela pelo cabo. Ela péla. Pára de brincar, para que você não se queime! Os policiais intervém na fila dupla na saida dos alunos das escolas. Apóio totalmente a idéia de por ordem na Assembléia.

Respostas do Exercício 1

Minha prima e o marido vêm à minha festa de aniversário. Chegarão no voo das 16 horas. Eles têm três filhas. Elas leem na viagem toda; em consequência, sentemenjoo. Sei que te peço dinheiro emprestado com frequência, mas fique tranquilo que pagarei os cinquenta reais ainda hoje. Pedrinho adora ir ao zoo para ver o pinguim e a jiboia. Este sábado que passou ele não pôde ir, mas no próximo, pode. Meu gato passeia pelo quintal soltando todo o seu pelo. Segure a panela pelo cabo. Ela pela. Para de brincar, para que você não se queime! Os policiais intervêmna fila dupla na saída dos alunos da escola. Apoio totalmente a ideia de pôr ordem na Assembleia.

2. Leia o texto abaixo e indique quais das palavras sublinhadas estão incorretas pelo novo acordo ortográfico:
Vindos do Piauí, Andréia e Ataíde, heróis semiindolentes de muitos atos heróicos, resolvem
praticar mais um heroísmo, desta vez imbuídos de auto-suficiência ainda maior. Aparentandototal tranqüilidade, vão assistir a uma peça de teatro. Antes de pegarem o ingresso, argúem sobre a qualidade do ato, ao que o responsável redargúi tratar-se de um espetáculo ímpar. Sem demonstrar qualquer tipo de paranormalidade e sem pôr seus pêlos de pé nem demonstrar enjôo, mas, cruéis como sempre, entram na sala aos gritos e atiram, assustando a platéia e provocando um escarcéu. O feiúme é tãogrande que atores e platéia, depois de se entreolharem, sem tempo para sobreerguerem os braços e, não esperando contra-ordem, saem do recinto na rapidez do ultra-som e deslocam-se em direção ao microônibus. Apesar de anti-religiosos, desta vez rezam até mesmo macroorações destinadas a deuses e semideuses. Enquanto isso, os heróis desta microistória se livram dos disfarces, sobem até o telhado e,suavemente, descem de pára-quedas sem serem percebidos.

RESPOSTAS do Exercício 2 - Palavras em vermelho já estavam certas, as palavras em verde são as corrigidas:
Vindos do Piauí, Andreia e Ataíde, heróis semi-indolentes de muitos atos heroicos, resolvem
praticar mais um heroísmo, desta vez imbuídos de autossuficiência ainda maior. Aparentando total tranquilidade, vão assistir a uma peça deteatro. Antes de pegarem o ingresso, arguem sobre a qualidade do ato, ao que o responsável redargui tratar-se de um espetáculo ímpar. Sem demonstrar qualquer tipo de paranormalidade e sem pôr seus pelos de pé nem demonstrar enjoo, mas, cruéis como sempre, entram na sala aos gritos e atiram, assustando a plateia e provocando um escarcéu. O feiume é tão grande que atores e plateia, depois de seentreolharem, sem tempo para sobre-erguerem os braços e, não esperando contraordem, saem do recinto na rapidez do ultrassom e deslocam-se em direção ao micro-ônibus. Apesar de antirreligiosos, desta vez rezam até mesmo macro-orações destinadas a deuses e semideuses. Enquanto isso, os heróis desta micro-história se livram dos disfarces, sobem até o telhado e, suavemente, descem de paraquedas sem...
tracking img