Divina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida comunitária: um amor qualificado, o nosso pão de cada dia

As relações fraternas: - Toda pessoa humana nasce no seio de uma família, que é a primeira comunidade de amor. É ali que ela vai desenvolver seus dons e suas capacidades inatas. O ser humano só consegue tomar consciência do mundo e dos outros, através do amor e da partilha que se dá na vida em comunidade. Existem vários tipos emodelos de comunidades. Falamos aqui de comunidades cristãs, comprometidas com a fé e pelos laços de fraternidade. Viver em comunidade, nesta perspectiva, é lutar pela paz e pela justiça no mundo. A comunidade cristã não esquece os mais pobres e miseráveis. Ela vai lutar em defesa dos mais fracos, os prediletos do Evangelho.
A mística comunitária: - Não basta estar juntos, um ao lado do outro namesma casa. É preciso que haja objetivos comuns, metas bem definidas, prioridades básicas que favoreçam a superação do individualismo. Faz-se necessário vivenciar as relações interpessoais. A comunidade cristã tem um elo que une e fortalece os seus membros, é a mística do serviço e da oração em comunidade. Hoje, mais do que nunca, há uma grande busca de relações autênticas por parte das pessoas,não só no plano religioso, onde se procura superar o egoísmo e a indiferença, mas também no plano social, político, cultural, recreativo... Por toda parte há uma grande sede de amizades e convivências fraternas. Buscam-se pessoas confiáveis, capazes de acolher e amar.
A Sagrada Escritura: - Todo o Antigo Testamento é uma tentativa de organizar o povo em grupos. De um povo rude e primitivo, tenta-secriar um espírito de fraternidade. A Escritura não esconde todos os conflitos existentes nas relações comunitárias e mesmo familiares, aliás, ela descreve tudo, às vezes, até nos pormenores. Há assassinatos, rivalidades e vinganças brutais, até mesmo entre pais e filhos, dentro da própria família. O próprio Rei Davi tem que fugir, de uma maneira humilhante, diante da perseguição de seu própriofilho: "Então Davi disse a todos os seus oficiais que estavam com ele em Jerusalém: Levantemos e fujamos. Doutra sorte não escaparemos de Absalão. Apressai-vos em partir, para que não aconteça que ele se apresse e nos ataque, nos destrua e passe a cidade ao fio da espada" (2Sam 15,14).
Jesus e a comunidade: O Novo Testamento, porém, vai desenvolver de uma maneira plena e de uma forma privilegiadaa dimensão comunitária, a partir do mandamento novo trazido por Jesus. A mensagem do Evangelho é profundamente fraternal, pois é a justiça do Reino. Jesus escolhe os doze discípulos para formar comunidade. O cristianismo tem como ponte culminante um amor sem limite, um amor que "dá a vida pêlos seus amigos" (Jo 15,13). A Igreja fundada por Jesus e confirmada em Pentecostes, é precisamente acomunidade daquelas pessoas que professam a mesma fé e participam do mesmo Pão da Vida.
A experiência de Jesus em comunidade: É o próprio Jesus que escolhe os doze pelo nome e forma com eles a “nova comunidade do Reino”. Este grupo é chamado a ser fermento na massa, luz que ilumina e sal que dá sabor. "Então Jesus constituiu o grupo dos doze, para que ficassem com ele e para enviá-los em missão" (Mc3,14). Com este grupo Jesus viveu em profunda intimidade, revelando os mistérios do Reino e das parábolas: "A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus" (Lc 8,10). A experiência vivenciada com Cristo durante os três anos de sua vida pública, transformou-se depois na comunidade pós-pascal, é a Igreja nascente no cenáculo com Maria, no dia de Pentecostes.
A valorização da pessoa humana:Implica na superação do individualismo egoísta, sobre o qual se assenta, em grande parte, a nossa sociedade atual. A comunidade cristã é vista como o mais eficaz meio de valorizar a pessoa e defendê-la contra os crescentes anonimatos do Estado, bem como das forças opressoras. Por isso, procura-se viver a experiência comunitária em todos os setores da vida profissional, nas organizações de...
tracking img