Nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACORDO ORTOGRÁFICO Fácil
ALFABETO
Após o recente Acordo Ortográfico, o alfabeto do português ganhou três letras (k, w e y) e passou a ter vinte e seis elementos: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l,m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

ORTOGRAFIA – O HÍFEN E O ACORDO
REGRAS GERAIS:
1. Usa-se o hífen diante de palavra iniciada por -h. Exemplos: anti-histórico, bio-história,extra-humano, mini-hotel, super-homem. 2. Se o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento começa com -r ou -s, não se usa o hífen e se duplicam as consoantes. Exemplos: antirreligioso, antissocial, antessala,contrarregra, extrarregular, microssistema, neorrealismo. 3. Se o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento começa por consoante diferente de -r ou -s, não se usa o hífen. Exemplos: autopeça,coprodução, pseudofruto, semicírculo, semideus, ultramoderno. 4. Se o prefixo termina em vogal diferente daquela com que se inicia o segundo elemento, não se usa o hífen. Exemplos: agroindustrial,autoafirmação, sobreaviso, autoescola, autoimunizar, contraofensiva, extraoficial. 5. Se o prefixo terminar em vogal, e o segundo elemento começar com a mesma vogal, usa-se o hífen. Exemplos:anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, micro-ônibus, microondas. 6. Se o prefixo terminar em consoante, e o segundo elemento começar com a mesma consoante, utiliza-se o hífen. Caso o segundo elementocomece com consoante diferente, não se usa o hífen. Exemplos: hiper-requintado, inter-racial, sub-bibliotecário, super-resistente, intermunicipal, superproteção, hipermercado. 7. Se o prefixo terminar emconsoante, e o segundo elemento começar com uma vogal, não se usa o hífen. Exemplos: hiperativo, interestadual, superaquecimento, superexigente.

d) Mantém-se o hífen nas locuções consagradas.Exemplos: água-de-colônia, arco-da-velha, mais-que-perfeito, cor-de-rosa. e) Com os prefixos vice, ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré e pró, utiliza-se sempre o hífen. Exemplos: vice-almirante,...
tracking img