Capital de giro - conceitos e soluções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Neste artigo procuro demonstrar a importância do capital de giro como ferramenta essencial para controlar e se medir a liquidez dentro de uma empresa, assumindo um papel cada vez mais fundamental na administração estratégia. Abordarei também a relevância de cada um dos principais conceitos ligados ao capital de giro, além de citar os principais problemas encontrados por umaempresa para sua formação, e medidas para conseguir soluciona-los.

SUMÁRIO

1. – INTRODUÇÃO .............................................................................. Pág. 5

2. – ATIVO CIRCULANTE .................................................................... Pág. 7

3. – CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO (CCL) ...................................... Pág. 7

4. – CAPITAL DE GIRO PRÓPRIO(CGP) ........................................... Pág. 8

5. – ATIVO CIRCULANTE LÍQUIDO (ACL) .......................................... Pág. 9

6. – PROBLEMAS COM O CAPITAL DE GIRO .................................... Pág. 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................... Pág. 13

REFERÊNCIAS....................................................................................... Pág. 14

Capital de Giro

¹ Éder Fernando Cunha Pereira

1. INTRODUÇÃO

Capital de giro é o nome que se dá ao capital necessário para financiar a continuidade financeira e operacional da empresa, como recursos para financiamento aos clientes, recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores, pagamento de impostos, salários eas demais despesas que possam surgir.

Ele está relacionado às contas financeiras que giram e movimentam o dia-a-dia da empresa, por isso assume o papel de uma importante ferramenta para a tomada de decisões, já que os efeitos de uma administração eficiente ou não desse tipo de capital é sentido diretamente no fluxo de caixa da empresa.

O volume de capital de giro que uma empresautiliza é proporcional a seu volume de vendas, a sua política de crédito comercial e ao nível de estoques que ela precisa manter. Deve-se levar em consideração que alguns fatores influenciam bastante na administração do capital de giro, são estes os ciclos econômicos e a sazonalidade de determinados negócios.

Deve-se ressaltar que a utilização dessa ferramenta varia de uma organização paraoutra, por exemplo, enquanto as indústrias possuem maior proporção de ativos permanentes e tendem a se concentrar nas necessidades de caixa a longo prazo, as empresas comerciais trabalham com maior porcentagem de capital de giro e concentram-se principalmente nas contas a receber e nos estoques, buscando mais os financiamentos a curto prazo.

_____________

¹Éder Fernando Cunha Pereira, alunodo 3° período do curso de Administração (UFMA). Trabalho apresentado para obtenção de nota.

As empresas de serviço, por sua vez, possuem poucos ativos permanentes e enfocam basicamente as contas a receber.

Obviamente como acontece com o capital permanente, o capital de giro necessita de recursos para seu financiamento. Dessa forma, quanto maior for o capital de giro, maior será anecessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros. Ao longo desse trabalho, mostrarei os tipos de capital de giro, os indicadores que são necessários e influenciam diretamente para a sua formação, os fatores que podem gerar dificuldades em gerar e gerenciar o capital de giro, entre outras informações que enfatizam a importância dessa ferramenta essencial para oadministrador financeiro.

.

2.0 – ATIVO CIRCULANTE

O ativo circulante compreende o estudo de disponibilidades das duplicatas a receber e dos estoques. A empresa mantém caixa e equivalentes para atender às suas transações operacionais, principalmente para se precaver de pequenos imprevistos e para poder negociar condições de pagamentos com desconto junto a seus fornecedores....
tracking img