Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITAL DE GIRO
Capital de Giro ou Ativo Corrente, é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).
É uma importante ferramenta para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa englobando desde aaquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.
Assim como o ativo fixo, como plantas e equipamentos, o Capital de Giro é considerado uma parte de Capital Operacional.
CONCEITO
O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações dia-a-dia da empresa, ou seja, é o disponível para condução normal dos negócios da empresa.
Alguns pontos importantes daadministração eficiente do capital de giro é o seu impacto no fluxo de caixa da empresa. O volume de Capital de Giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido.
O CDG necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos deterceiros.
As dificuldades relativas ao CDG numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
* Redução de vendas
* Crescimento da inadimplência
* Aumento das despesas financeiras
* Aumento de custos
* Desperdícios de natureza operacional
O CDG também é um conceito econômico-financeiro e não uma definição legal, constituindo uma fonte de fundospermanente utilizada para financiar a “Necessidade de Capital de Giro”.
Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publicas. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicaçõesfinanceiras, estoques e duplicatas a receber.

Considerando os desafios em manejar essa ferramenta diária, discute-se melhores condições para solucionar os problemas que possam vir a desenvolver partindo do princípio de uma má administração do capital de giro. Deve-se expor também a prática eficáz para beneficiação da instituição com a gestão de fluxo de caixa, que passa segurança nastransações que venham trazer maior rentabilidade organizacional.
CONCEITOS, FINALIDADES, IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA.
Explanar ou conceituar capital de giro seria harmônico colocando-o na mesma condição de capital de trabalho, ou seja, o capital cogente para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes, recursos para manter estoques e recursos para pagamentoaos fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Pode-se observar, conforme o próprio nome indica que o capital de giro, está diretamente relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o cotidiano das empresas. Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que movimentam o dia-a-dia da empresa, logo, toda empresa quevende a prazo, mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias e/ou tem prazo para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos), utilizam do capital de giro para essas transações, o que justifica a indispensabilidade do mesmo.

A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar e de que contas a empresa obtém recursos parafinanciar o capital de giro.
Um conceito importante para entendimento do capital de giro está relacionado à necessidade do que se trata. A Necessidade de Capital de Giro indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.
UTILIZAÇÃO DO CAPITAL DE...
tracking img