Nova ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial
A Guerra Fria
Após 1945, a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo, numa bipolarização política, ideológica e militar.

Charge satirizando a bipolarização mundial durante a Guerra Fria, década de 1960.
ONU
Logotipo da Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. A imagem, ao centro,os Estados Unidos e a União Soviética, enfatizando a bipolarização e a disputa pela hegemonia mundial durante a Guerra Fria.
O presidente Harry Truman estabeleceu a Doutrina Truman (1947) para combater o comunismo e a influencia soviética, oficializando a Guerra Fria. O secretário de Estado, George Marsahl lançou o Plano Marshall (Marshallplan), um programa de investimentos e de recuperaçãoeconômica para os países europeus em crise após a guerra.
Plano Marshall

“Para promover a paz mundial e o bem-estar geral, as nações interessadas, e a política externa dos Estados Unidos, econômica, financeira e outras, farão os esforços necessários à manutenção no estrangeiro de condições nas qual instituições livres podem sobreviver e com consistência a manutenção da força e estabilidade dosEstados Unidos.”
A União Soviética criou o Kominform, órgão para realizar a união dos partidos comunistas europeus e tirar de sua área de supremacia a influência americana, criando a “cortina de ferro”.
Em 1949 foi criado o Comecon, um plano para buscar a integração econômico-financeira dos países socialistas.
Em 1948, com o revigoramento da Alemanha Ocidental, a União Soviética impõe um bloqueioterrestre à cidade de Berlim. Em 1949, eram instituídas as duas Alemanhas: a ocidental, República Federal da Alemanha, e a oriental, República Democrática Alemã.
Em 1961 foi construído o Muro de Berlin, separando a cidade e tornando-se símbolo da Guerra Fria.

Parte do Muro de Berlim nos anos 1980.
Em 1949, foi criado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliançapolítico-militar dos países ocidentais, composta inicialmente pelos Estados Unidos e os países da Europa ocidental, opondo Ocidente à União Soviética.
Em 1955, a União Soviética cria o Pacto de Varsóvia, que unia as forças do bloco comunista, principalmente dos países da Europa oriental (Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Polônia, etc.).
As relações internacionais bi polarizadasapresentaram nas décadas de 1980 e 1990 um comportamento pendular, ora com agravamentos, ora com o apaziguamento.
O fim da Guerra Fria se deu diante da queda do Muro de Berlim em 1989, e com o fim oficial da própria União Soviética, em 1991, pondo fim ao bloco socialista.
A Revolução Chinesa
Em 1911 foi proclamada a República Chinesa, com um governo republicano liderado por Sun Yat-Sem, do PartidoNacionalista (Kuomintang). A partir de 1925, Chiang Kai-shek assumiu o comando das tropas do Kuomintang e iniciou uma política agressiva contra o Partido Comunista Chinês (PCC), sob a liderança de Mao Tsé-tung.

Mao Tsé Tung aqui representado com o seu camarada e sorridente Biao num cartaz alusivo a mais uma das maravilhosas conquistas da Marcha dos 100 dias e da Revolução Chinesa.

Após a SegundaGuerra Mundial, Chiang Kai-shek decreta uma mobilização nacional a fim de eliminar o “perigo vermelho”, com o apoio dos norte-americanos, eclodindo uma guerra civil.

Em 1949, o exército do PCC ganhou terreno e entrou vitorioso em Pequim, proclamando a República Popular da China. Chiang Kai-shek e seus seguidores refugiaram-se na ilha de Formosa (Taiwan), onde instalaram o governo da ChinaNacionalista.

O PCC aproximou-se da União Soviética, assinando um tratado com Stálin – o Tratado de Amizade, Aliança e Ajuda. O governo chinês nacionalizou as indústrias e realizou a reforma agrária. Buscou-se o fim do capitalismo com a expropriação da burguesia e com um movimento cooperativo no campo.

Em 1962, a o PCC rompeu com o PCUS (Partido Comunista da União Soviética), quando o PCC...
tracking img