Nova espanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVA ESPANHA

O QUE É UM VICE REINO. COMO E QUANDO FOI FORMADO O VICE REINO DA NOVA ESPANHA:
 
Após a queda de Tenochtitlan (antiga capital do povo asteca), o governo ficou nas mãos Hernán Cortés, autonomeado capitão-general  que passou a designar-se Nova Espanha. Logo foi estabelecida a Real Audiencia de México, dependente da Coroa Espanhola com o objetivo de se conseguir uma melhoradministração. O vice-reino foi criado em 1535, e o primeiro vice-rei foi Antonio de Mendoza.

Nova Espanha foi o primeiro vice-reino da América, criado por uma carta régia espanhola de 1535.
 
Antonio Hurtado de Mendoza, ao chegar na Nova Espanha encontrou uma colônia recém-conquistada sofrendo com rebeliões indígenas e a rivalidade entre os conquistadores. Sua difícil tarefa era a de governar emnome do rei sem se tornar inimigo de Hernán Cortés, que era considerado pelo imperador Carlos V (rei Carlos I da Espanha) e pelo Conselho das Índias como bruto demais para receber o título de duque ou qualquer posto maior que a capitania-geral da Nova Espanha, um posto para o qual ele estava bem preparado. Também foi incumbido de aumentar os rendimentos reais e regulamentar os assuntos envolvendo osíndigenas.
 
ONDE SE LOCALIZAVA:

Estendeu-se de próximo do Panamá aos atuais estados americanos da Califórnia, Texas e Novo México, além de incluir as possessões do Caribe e as Filipinas. Durante seus 286 anos, a Nova Espanha teve 61 vice-reis e ao se extinguir, com a independência em 1821, seu território era duas vezes maior que o do posterior México independente.

DADOS COMPLEMENTARES:
 Ao longo de três séculos, enquanto se operava a profunda mestiçagem de sangues e culturas que deu origem à grande nação mexicana, a Nova Espanha constituiu uma das vigas mestras do império colonial espanhol e, com a prata que enviou para Madri, alimentou os alicerces do capitalismo moderno.
A mineração foi a principal atividade da colônia. Os metais preciosos ali extraídos somaram a metade dototal que chegou à Europa nos séculos XVI e XVII e estimularam o processo de desenvolvimento do capitalismo europeu. A produção agrícola também foi fundamental para a economia da Nova Espanha e, além de alimentar a população local, produziu excedente suficiente para exportação. Além das espécies tradicionais, como milho e feijão, havia as culturas trazidas pelos europeus, como trigo ecana-de-açúcar, e a pecuária, que praticamente inexistia no período pré-colombiano.Os espanhóis introduziram as práticas agrícolas européias, com o que a cana-de-açúcar e espécies americanas como o cacau e a baunilha se tornaram produtos de exportação.
A partir de 1592 a capital contou com um escritório consular de comércio. Apesar do severo sistema de controle da metrópole, o contrabando cresceu muito. Nasegunda metade do século XVIII, os produtos fabricados em série pela florescente indústria britânica, muito mais baratos do que os produzidos pelas antiquadas manufaturas locais e espanholas, invadiram a colônia.
Bem cedo estabeleceu-se na colônia um rígido sistema de estratificação social, que se compunha de espanhóis (europeus ou criollos), índios, e castas de mestiços, mulatos e negros. No séculoXVII, a população era constituída de setenta por cento de índios, vinte por cento de mestiços, sete por cento de espanhóis e três por cento de negros, mulatos e zambos. Os descendentes dos conquistadores formaram uma nobreza agrária fechada, cuja ideologia e modo de vida se identificavam com o feudalismo medieval europeu. Uma classe social numerosa e relativamente livre, de mestiços e índios,praticava a agricultura e sustentava a economia. Os negros, em pequeno número, trabalhavam como escravos nas plantações litorâneas.

 
COMO FOI ENCERRADA NOVA ESPANHA. POR QUE:
A política econômica da Espanha, baseada no mercantilismo, buscava desenvolver as metrópoles explorando as riquezas produzidas nas colônias. Mas nessa mesma política começaram a surgir brechas, que permitiram certo...
tracking img