Vice reino da nova espanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vice – Reino da Nova Espanha

Na América foi fundado o primeiro vice-reino em 1535: a partir das terras conquistadas por Hernán Cortés no México indo em direção ao norte (EUA). Estendeu-sedo istmo do Panamá aos atuais estados americanos da Califórnia, Texas e Novo México, além de incluir as possessões do Caribe e as Filipinas. Durante seus 286 anos, a Nova Espanha teve 61 vice-reis eao se extinguir, com a independência em 1821, seu território era duas vezes maior que o do posterior México independente.

Economia
A mineraçãofoi a principal atividade da colônia. Os metais preciosos ali extraídos somaram a metade do total que chegou à Europa nos séculos XVI e XVII e estimularam o processo de desenvolvimento do capitalismoeuropeu. O território colonizado se ampliou rapidamente no século XVI graças ao descobrimento de novas jazidas minerais.
A agricultura também foi fundamental para a economia da Nova Espanhae, além de alimentar a população local, produziu excedente suficiente para exportação. Além das espécies tradicionais, como milho e feijão, havia as culturas trazidas pelos europeus, como trigo ecana-de-açúcar, e a pecuária, que praticamente era nula no período pré-colombiano. A maior parte dos indígenas desconhecia o arado e a tração animal e manteve os métodos tradicionais de cultivo nas terrasdestinadas à exploração coletiva.
Os espanhóis introduziram as práticas agrícolas européias, com o que a cana-de-açúcar e espécies americanas como o cacau e a baunilha se tornaramprodutos de exportação. Algumas manufaturas não coibidas pela metrópole, sobretudo as têxteis e a cerâmica, desenvolveram-se rapidamente.

Sociedade
Na NovaEspanha estabeleceu-se um rígido sistema de estratificação social, que era composta de espanhóis (europeus ou criollos), índios, e castas de mestiços, mulatos e negros. No século XVII, a população era...
tracking img