Historia na nova espanha/mexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
história/História na Nova Espanha/México (1750-1850)* **
The concept of history in Nueva España/México (1750-1850)
Guillermo Zermeño Professor El Colegio de Mexico (CM) gmox@colmex.mx Camino al Ajusco 20 - Pedregal de Santa Teresa Distrito Federal 10740 Mexico

Resumo
Este artigo rende homenagem ao trabalho pioneiro de Reinhart Koselleck sobre a formação do conceito moderno de história.Koselleck nos oferece o marco para situar o começo da historiografia vinculada ao aparecimento de um novo “regime de historicidade”, tal como desenvolvido por Francois Hartog. Na trilha aberta por Kant, mas para além deste, Koselleck perguntou-se pelas condições históricas que possibilitaram a emergência de um novo funcionamento da história visualizado na transformação semântico do vocábulo história.À luz deste precedente historiográfico, neste artigo analisa-se como se transformou o conceito de história na passagem do regime novohispano ao “mexicano” ou republicano.

37

Palavras-chave
Conceito de história; México; Historicidade.

Abstract
This article celebrates Reinhart Koselleck groundbreaking work on the changes in the modern concept of history. Koselleck had provided thestructures to situate the beginning of modern historiography tied up to the emergency of a new regime of historicity – to use the category developed by François Hartog. On paths open by Kant, but beyond it, Koselleck has studied the historical conditions to the development of a new form of history observing the change in the word “history”. Folowing this historiographical precedent, this article analysesthe changes in the concept of history during the transition from the “novohispano” regime to the “Mexican” or republican one.

Keyword
Concept of history; Mexico; Historicity.

Enviado em: 22/04/2010 Autor convidado

*

Este ensaio é parte do projeto de investigação financiado por CONACYT, “Para uma história da escrita moderna da história do México (Do século XVIII “novohispano” ao séculoXIX mexicano”)”. Tambem meu reconhecimento e agradecimento especial para Javier Fernández Sebastián, diretor de um macroprojeto sobre “Uma História comparada dos conceitos políticos no Mundo Iberoamericano” que permitiu a um grupo muito amplo de colegas interagir e enriquecer nossas próprias investigações. Por isso, esta versão está em dívida com muitos desses trabalhos, em particular com aquelesrelacionados com o conceito “Historia”. ** Tradução do espanhol de Valdei Lopes de Araujo.

história da historiografia • ouro preto • número 04 • março • 2010 • 37-74

história/História na Nova Espanha/México (1750-1850)

Como se indica no título, este ensaio presta homenagem ao trabalho pioneiro de Reinhart Koselleck (1975) (Koselleck, 2004). Este autor nos oferece o marco para situar ocomeço da historiografia moderna vinculado com o surgimento de um novo “regime de historicidade”, segundo a concepção desenvolvida por Francois Hartog (2003, 11-30). Seguindo a Kant, mas para além desse, Koselleck perguntou-se pelas condições históricas que possibilitaram a emergência de um novo funcionamento da história visualizada na transformação semântica do vocábulo história. Quase umneologismo, por tratar-se de um termo antigo, a nova história emergiu como resultado da formação de um novo espaço de experiência, conotado tanto intelectual como politicamente. Assim, a luz desse precedente historiográfico, neste artigo analisase o modo como se transformou o conceito história no trânsito do regime novohispano ao “mexicano” ou republicano. Preâmbulo metodológico 1) História é um vocábuloantigo, polissêmico, vindo do latim ao castelhano. Por tanto, dada sua polivalência, deve-se distinguir pelo menos três níveis de sentido: a) Ao referirmos ao conceito história no México entre 1750-1850, não é o mesmo o seu uso na Corte novohispana, em seu séquito e cerimonial, e no regime republicano. No primeiro caso seu uso ganha relevância dentro de um conjunto maior – o império espanhol -...
tracking img