nothing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
b) As figuras

“Ao chegarem perto do leão viram que ele já estava muito cansado e esperando pelo pior destino.”: O autor usa a expressão “pior destino” para indicar que o leão, já sem esperanças,estava esperando a morte.
“Então todos se puseram a trabalhar febrilmente.”: A palavra “febrilmente” é utilizada na frase para significar que os ratinhos passaram a trabalhar com fervor e empenho.“Ele ficou muito grato e teve uma grande lição de solidariedade.”: “Lição” se refere ao aprendizado que o leão adquiriu na situação que viveu com os ratos.
“A vida dá muitas voltas e talvez um diavenhamos a precisar exatamente da sua ajuda.”: “A vida dá muitas voltas” quer dizer que a vida tem seus momentos, que quem está sendo humilhado hoje, pode ser exaltado amanhã e vice-versa. As coisas sãopermanecem para sempre da mesma maneira.

c) O(s) tipo(s) de manipulação

É possível perceber que o autor da fábula procura convencer o leitor a ser uma pessoa humilde e sempre ajudar aos outros.Para isso, ele o manipula usando a intimidação. Ao afirmar que “a vida dá muitas voltas” o escritor faz uma ameaça ao leitor, insinuando que, se este não possuir essas qualidades (humildade e gentileza)sofrerá consequências como punição por ter sido alguém soberbo e orgulhoso, assim como aconteceu com o leão.

3. Como é constituída a tríade retórica. Explique.

A tríade retórica foi introduzidapor Aristóteles e é constituída por três elementos: Ethos, Pathos e Logos. O Ethos é a imagem do orador através do discurso. O autor precisa transmitir a ideia de ser confiável para conseguir atingira simpatia ou a empatia do público, a depender de sua intenção. O Pathos refere-se às emoções do auditório despertadas com o discurso. Para ser eficaz, o argumento deve estimular a imaginação doouvinte e desenvolver empatia com o mesmo, sem insinuar uma manipulação. Logos são as técnicas argumentativas. O texto precisa ser claro e lógico para que o público o compreenda e seja convencido por...