Normas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moral ou ética é o conjunto de normas, regras e princípios historicamente variáveis que regulam o comportamento de um indivíduo para com outro e de ambos para com a sociedade. Diferencia-se dasnormas do direito, o qual também regula as relações entre os homens, mas tem poder coercitivo emanado do Estado. A diferença está no fato de que suas normas se apóiam no peso da opinião social, naconvicção interior de cada um e na força dos costumes. Os conceitos do bem e do mal, do dever e honestidade, da consciência e honra, funcionam como categorias morais.

O fator determinante e decisivo queorienta a conduta dos homens, é, em última análise, o interesse social, e, numa sociedade de classes, os interesses de classes. A opinião social de determinada classe ou povo sanciona alguns atos comosendo bons e morais, condenando outros como maus e imorais.

A consciência moral, o sentido da responsabilidade, o sentimento do dever diante da sociedade, da pátria, da classe ou mesmo do povo, é,às vezes, tão grande que resulta numa força mais poderosa que o próprio instinto de conservação.

As NORMAS MORAIS não são perenes nem invariáveis As doutrinas religiosas e idealistas que falam dosprincípios "eternos e irremovíveis" da moral são inexatas. Nunca existiu nem existirá uma moral extra-humana, divina ou superior às classes. A concepção da moral como algo emanado dos preceitos divinosou de acordo com qualquer outra definição idealista não é senão uma tentativa consciente ou inconsciente de encobrir as raízes terrenas, sociais, da moral.

A moral - uma das formas de consciênciasocial - é o reflexo das condições da vida material da sociedade sob determinadas normas de conduta dos homens. É um fenômeno de caráter superestrutural. Ao mudar a infra-estrutura da sociedade, ecomo resultado disso, mudam também as formas e o conteúdo da moral. "As idéias do bem e do mal - dizia Engels - diferem de povo para povo, de geração para geração, e, não poucas vezes, chegam a se...
tracking img