Normas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Sociais

INDICE

2
Instituto Superior da Maia

Normas Sociais

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a tópica das Normas Sociais, tendo como objectivo estudar a sua influência a nível de estilos de vida em contextos considerados normais fazendo o paralelo com estilos de vida alternativos, focando-nos principalmente nas comunidades sustentáveis e tendo também comoobjectivo descobrir se tem havido alguma modificação nas mesmas face à crise actual. As principais razões para a escolha deste tema foram, portanto, a sua actualidade, ou seja, o facto de ter sido abordado com maior frequência nestes últimos tempos e, porque cada vez mais se vê as gerações mais recentes voltarem aos hábitos das gerações mais antigas, assim como a abandonarem a vida urbana para voltaremao estilo de vida rural e mais sustentável e ecológico. Outra razão que influenciou a nossa escolha foi a sua pouca exploração e/ou divulgação científicas, querendo com isto dizer que são escassos os trabalhos e estudos que levantam esta tópica, facto que se provou uma dificuldade na realização deste trabalho, no sentido de encontrar artigos científicos pelo que encontrámos um artigo científicopertinente no âmbito das Normas Sociais e sua aquisição e inúmeros sítios sobre as comunidades. Posto isto, iremos de seguida fazer uma exposição de como elaboraríamos um projecto de investigação neste âmbito, anexando os possíveis consentimentos, questionário, entre outros.

3
Instituto Superior da Maia

Normas Sociais

1.

PLANO DE INVESTIGAÇÃO

1.1.

REVISÃO DA LITERATURA

Oconceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto, serve para reduzir a incerteza e permitir uma maior harmonia nas interacções. Ou melhor, são regras de comportamento que espelham os valores de uma cultura. Todos os grupos humanos seguem normas previamente definidas que variam culturalmente, de país para país e até mesmo de família parafamília. Segundo o artigo científico de Matt J. Rossano (2012) as normas sociais são difundidas pela interacção com a família através de rituais e tradições. Os seres humanos possuem uma grande necessidade de pertencer a algo, portanto adquirir normas sociais é uma tarefa fulcral, sobretudo para as crianças. É, digamos, um conjunto de ideias que definem o que é importante ou desejável para cadacultura, sendo também designados de valores que atribuem significado e orientam os indivíduos na sua interacção social. É importante salientar que, uma vez que existe uma pluralidade de modelos culturais, a coerência e significado do comportamento limita-se ao contexto em que está inserido – conceito de relativismo social. Um fenómeno importante para a aquisição de normas é a imitação, quesegundo Leyens (2008) contribui para modelar as nossas interacções quotidianas. A imitação é um factor decisivo em vários comportamentos, principalmente em situações de aprendizagem, tal como Bandura defende na Teoria da Aprendizagem Social. Segundo este autor, a imitação é composta por três processos: a aquisição pela observação do comportamento do modelo; a retenção que consiste na memorização einteriorização daquilo que se observa; e por fim, o desemprenho que é a reprodução espontânea do comportamento do modelo. Um exemplo deste fenómeno é a publicidade no sentido em que as pessoas tendem a imitar as outras que consideram modelos, como por exemplo anúncios com actores ou modelos conhecidos. Os factores que influenciam o fenómeno da imitação são a relação afectiva e importância dada aomodelo, assim como a sua semelhança. Constata-se, assim, a
4
Instituto Superior da Maia

Normas Sociais

presença destes três pontos no caso da difusão de normas pela família, sendo que esta relação afectiva torna mais fácil a transmissão das mesmas.

E quando o estímulo é incerto? Como se forma a norma?

Neste caso aumenta a probabilidade de seguirmos o grupo tal como verificamos com a...
tracking img