Normas disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas de convivência escolar

Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem, o Colégio Bonfim estabeleceu NORMAS DISCIPLINARES e COMPORTAMENTAIS adequadas para o ambiente escolar.

O cumprimento destas normas diminui as tensões geradas por diferentes regras de costumes familiares, favorecendo a harmonia e a satisfação nas relações interpessoais.

A adesão às normas éobrigatória a partir do momento em que o aluno é matriculado na escola. Portanto, é importante que o responsável, leia atentamente todas as normas e cobre dos alunos o seu cumprimento integral.


1) Procedimento quando ocorrer atrasos

A tolerância para o horário de chegada do aluno é de até 10 minutos.

O aluno que não cumprir o horário, estando dentro do prazo de tolerância, poderá irpara sala. Caso o aluno ultrapasse o prazo de tolerância, ele precisa se encaminhar à coordenação para receber a liberação de entrada e seu atraso será registrado no sistema de controle escolar.

A partir da 5a notificação, será enviada uma carta de advertência, informando os atrasos e o responsável será convocado para orientar o filho sobre as consequências de tal atitude para sua formação.Essa advertência deve ser entregue assinada a coordenação, logo em seguida ao dia de atraso.

Ações ao aluno após o 5o atraso dentro do bimestre:

Ensino Fundamental I e II: O aluno será encaminhado para um local determinado e deverá realizar atividades solicitadas pelo colégio. A finalidade é não deixá-lo com tempo ocioso.

Ensino Médio e Profissionalizante: O aluno não poderá assistiras aulas do dia. Será lançada a advertência ao aluno e ele irá voltar para casa.

a) O prazo de tolerância de 10min, será dado a partir de 7h 27 min, horário em que o sinal bate para chamar aos alunos a entrar;

b) Tolerar: Suportar com paciência; aceitar, consentir. O abuso da tolerância virá um hábito, tornando-se nocivo para convivência em democracia. É preciso respeitar as regras daboa convivência.

2) Faltas

O responsável ou aluno deverá comunicar e encaminhar a coordenação, em caso de falta justificada, atestado médico para abono de faltas.


3) Procedimento para saída antecipada

Quando for absolutamente necessária a saída do aluno fora do horário, deverá ser respeitado o seguinte procedimento:

a) O responsável pelo aluno registra na agendaescolar, a solicitação para a saída, incluindo horário, motivo e assinatura.


4) Cuidado com Materiais e Pertences

É humanamente impossível controlar todos os pertences que os alunos trazem para o recinto escolar. Portanto fica estabelecido que o Colégio não se responsabiliza pelos pertences que os alunos trazem. Porém, existem medidas que diminuem os riscos de extravio, tais como:identificação clara com o nome do aluno nos pertences e evitar o uso de jóias, pulseiras, cordões ou pertences de valor.

Celular, MP4 etc ... Seu uso é proibido em sala de aula. O colégio não se responsabiliza por danos ou perdas. Caso o aluno não siga estas instruções, os aparelhos serão recolhidos e devolvidos somente aos pais ou responsáveis pelo aluno. Pedimos a atenção especial dos pais comrelação a este item, já que as novas tecnologias permitem aos alunos novas formas de comunicação das quais ainda não possuem maturidade para utilizar adequadamente. Os pais devem orientar os alunos a não levarem estes aparelhos para a escola ou não utilizá-los no recinto escolar.


5) Uniforme

Por uma questão de segurança e uniformidade dos alunos, o uso do uniforme é obrigatório em todosos períodos de permanência do aluno nas dependências do colégio (uniforme de verão e de inverno). Ao aluno que não estiver devidamente uniformizado não será permitida a entrada nas dependências do colégio. Obs.: Só haverá tolerância a essa norma, com comunicação prévia do responsável pelo aluno.

Educação Infantil - Calça, bermuda ou saia vermelha e blusa branca. / Agasalho:...
tracking img