Normas de biomedicina em organismos trangenico

7935 palavras 32 páginas
Introdução

Nos últimos vinte e cinco anos, descobertas científicas que ocorreram principalmente nas áreas de biologia celular e molecular, combinadas com avanços nas áreas de química e microeletrônica produziram novas tecnologias que, já na década de oitenta, modificaram todos os setores tecnológicos e industriais relacionados com a biologia, entre os quais, a agricultura.
Pela tecnologia do DNA recombinante, genes de praticamente qualquer organismo, podem ser isolados, caracterizados, modificados e transferidos para qualquer outro organismo onde, sob o comando de promotores adequados, se expressam em quantidades desejadas em células e tecidos específicos, sob preciso controle temporal. Foram, assim, eliminadas as barreiras biológicas que isolaram os genomas, como conseqüência de milhões de anos de evolução.
A transformação genética de vegetais permite a introdução de genes específicos no genoma de cultivares comerciais. Esta tecnologia vem auxiliar os programas de melhoramento, permitindo o fluxo de genes para plantas, os quais seriam impossíveis de serem transferidos através de cruzamentos sexuais ou fusão de gametas. As plantas obtidas no processo de transformação genética devem ser introduzidas em um programa de melhoramento para o desenvolvimento de novas cultivares.
O uso de plantas geneticamente modificadas tem gerado uma séria polêmica em diversos países, inclusive no Brasil, no que diz respeito à biossegurança e a rotulagem dos produtos comercializados. As empresas de biotecnologia, por sua vez, buscam associar os cultivos transgênicos ao novo paradigma agrícola, capaz de resolver os problemas mundiais de alimentação e saúde. Porém, a sociedade já começa a perceber que a pressão e a urgência para a introdução dos cultivos geneticamente modificados nada têm a ver com a solução da fome e da pobreza dos países do Terceiro Mundo, nem com a proteção ambiental. Mas, sim, com o retorno imediato dos vultuosos investimentos feitos por estas grandes

Relacionados

  • BIOÉTICA: EXPERIMENTAÇÕES MÉDICAS, EUGENIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM
    9616 palavras | 39 páginas
  • Genética e ética: levantamento de opiniões entre os funcionários da universidade estadual de goiás (unucet-anápolis)
    16697 palavras | 67 páginas
  • Alimentos
    11050 palavras | 45 páginas
  • direito trabalhista
    32012 palavras | 129 páginas