Norma iec 61131

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Clube da eletrônica

Automação e Controle

Parte 03 - Linguagens para programação de CLP (Norma IEC 61131 – 3) Introdução: Há muito tempo se procura estabelecer um padrão para programação de CLP, em 1979, foi designado um grupo de trabalho com o IEC (International Electro-technical Comission) voltado para este propósito.

Este grupo tinha como objetivo analisar o projeto completo de CLP’s(inclusive hardware), instalação, testes, documentação, programação e comunicações. Este grupo designou oito frentes de trabalho para desenvolver diferentes partes do padrão para CLP’s.

Em 1992, o IEC publicou a norma IEC 1131, a qual estabelece padrões para Controladores Lógicos Programáveis. Em suas diversas versões a norma ganhou o número 6 passando assim, para IEC 61131. Esta está divididaem partes, que são: ◊ ◊ ◊ ◊ ◊

61131-1 - Informações gerais 61131-2 - Requisitos de hardware 61131-3 - Linguagens de programação 61131-4 - Guia de orientação ao usuário 61131-5 – Comunicação

Outras três partes, ainda em fase de elaboração. ◊ ◊ ◊

61131-6 - Comunicação via Fieldbus 61131-7 - Programação utilizando Lógica Fuzzy 61131-8 - Guia para implementação das linguagens

Em 1993, épublicada sua terceira parte a IEC 61131-3 estabelecendo um padrão global para programação de controladores lógicos programáveis. Nasce assim, uma interface padrão permitindo que pessoas com diferentes habilidades e formações, criem programas durante estágios diferentes do ciclo de vida de um software. Fazem parte deste ciclo: especificação, projeto, implementação, teste, instalação e manutenção.3.1 IEC 61131- 3 (Linguagens de programação) A adoção da IEC 61131-3 pelos diversos fabricantes de sistemas de controle é uma realidade inegável. Assim, todo profissional da área, seja técnico ou engenheiro deve conhecê-la.

Hoje, a IEC 61131-3 é o único padrão global para programação de controle industrial que consiste na definição da linguagem que é a Função gráfica de seqüenciamento (SFC),usada para estruturar a organização interna do programa, e de quatro linguagens, sendo duas textuais: Lista de Instrução (IL) e Texto Estruturado (ST) e duas gráficas: Diagrama de blocos de funções (FBD) e Diagrama Ladder (LD).

Normalização IEC611131 – Autor: Clodoaldo Silva – Revisão: 11jun2011.

13

Clube da eletrônica

Automação e Controle

Cabe ao projetista/programador escolher alinguagem que melhor se adapta ao seu sistema, daí a necessidade de conhecer uma pouco de cada uma, não faz parte do escopo deste trabalho detalhar cada uma delas e sim cita-las descrevendo suas características e apresentando um modelo.

3.1.1 Sequential Function Chart (SFC): São gráficos de função seqüencial, originou-se na França e teve como base a redes de petri e o Grafcet (Graphe Fonctionnelde Command Etape Trasition), em 1988 foi publicado tornando-se padrão internacional.

Muito mais que uma linguagem o SFC descreve o comportamento do programa, seja ele, seqüencial paralelo ou misto, além de organizar a sua estrutura interna, ajudando a decompor um problema de controle em partes gerenciáveis, enquanto mantém uma visão global da solução do problema.

Principais características ◊◊ ◊ ◊ ◊ É usada na estruturação do programa, não importando a linguagem utilizada. Fácil representação e interpretação Facilidade de diagnóstico (localização de falhas) Permite gerar divergências e convergências de seqüências. Descreve o comportamento do sistema através de passo transições e ações. Sendo: Passo: estado do programa onde as ações são executadas. Transição: condição pela qual oprograma muda de estado, passando de um ou mais passos antecessores para um ou mais passos sucessores. Ação: atividade de controle executada num determinado passo.

3.1.1.1 – Implementação prática em SFC - Tanque agitador Deseja-se implementar um sistema de controle para um tanque misturador simples, como mostrado no esquema: Ilustração do sistema Definindo I/O Entradas BL = Botão de liga BD =...
tracking img