nomenclatura

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Nomenclatura Usual de Aldeídos
O nome genérico aldeído tem um dado significativo. O composto pode ser obtido pela remoção de dois hidrogênios a partir de um álcool, e por isto o seu nome derivadeste fato, álcool desidrogenado, [ al = álcool; deído = desidrogenado]. Tanto os nomes comuns como os da IUPAC são muito usados. Contudo, o nome comum para aldeídos de baixo peso molecular predomina. Adenominação comum, deriva do nome do ácido no qual pode ser convertido por oxidação.
H O [ O ] O H C OH
C H
Formaldeído Ácido fórmico
O
[ O ]
CH3 O
CH3 C OH C
H
Acetaldeído Ácido acético
Onome IUPAC de aldeídos e cetonas deriva dos alcanos correspondente. Escolhe-se a cadeia mais longa que contenha o grupo funcional. Toma-se emprestado o nome do alcano com igual número de carbonos,suprime-se a terminação “o” a qual é substituída pela terminação “al”. Assim da mesma forma que a terminação de álcoois é ol, a de aldeído é al. Neste capítulo fica estabelecido que o grupo funcionalCarbonila de aldeído será sempre o número 1. Exemplo.
5
C 1 C OH 2
4 C
3 C
C
A tabela 1 indica o nome de alguns aldeídos.
Nomenclatura de Cetonas
3
O grupo carbonila de cetonas necessita estarligado a dois carbonos. Desta forma a cetona mais simples tem três carbonos. Este composto é muito conhecido como acetona. Ela foi inicialmente preparada a partir do ácido acético. Este nome é único enão corresponde aos nomes comuns das séries iniciais.. Em geral o nome das cetonas é dado combinando-se o nome dos dois radicais ligados ao grupo carbonila seguido pela palavra cetona. (observe que háuma certa semelhança com os éteres). Assim o outro nome dado a acetona, é dimetil cetona. Com quatro carbonos nós encontramos a etil metil cetona. Se o nome dos grupos ligados a cetona são conhecidos,este sistema de denominação comum pode ser aplicado.
No sistema IUPAC, a cadeia principal é aquela que contém o grupo carbonila juntamente com o maior número de carbonos. A terminação ‘o” dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nomenclaturas
  • nomenclaturas
  • Nomenclatura
  • Nomenclaturas
  • nomenclaturas
  • Nomenclatura
  • Nomenclatura
  • Nomenclatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!