Nnkjnj

4562 palavras 19 páginas
Teoria Auto Social e Dialógica de George Herbert Mead
2012/2013 Ciências da Educação

Cláudio Teixeira 2007412
Paulo Sérgio 2028612

Resumo

Este trabalho tem como objectivo principal apresentar a teoria social e dialógica do sujeito criado pelo filósofo e psicólogo social, George Herbert Mead.
Observe-se que esta exposição da teoria do autor mostra que a acção comunicativa-participante é o mote de envolvência na partilha de significados e chave na formação da linguagem, da mente e do sujeito.
Mead desenvolve o sujeito segundo os conceitos do eu e o me, em que o me é o sujeito social ou o ser responsável pela reprodução da ordem social, e que o eu é o sujeito impulsivo, não apenas biológico, observador, que é crítico, cognitivo e agente determinante para a mudança social.

Palavras-chave

Pragmatismo, Psicologia Social, Acção comunicativa, Self, Outro generalizado

Introdução

Este estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular Sociologia da Educação, leccionada pela docente Alice Mendonça durante o primeiro semestre da Licenciatura em Ciências da Educação, na Universidade da Madeira.
Como podereis reparar, a formatação deste trabalho rege-se pela sexta edição das normas APA. O trabalho é entregue em suporte escrito à docente a 04-12-2012 e será apresentado à turma em formato PowerPoint a 03-01-2013.
Na elaboração deste estudo foram consultadas inúmeras obras de outros autores, artigos on-line e dicionários de sociologia, tanto na biblioteca da UMa, como na Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira.
O estudo está dividido em cinco capítulos, estando estes por sua vez divididos em subcapítulos. Procurámos desta forma uma melhor estruturação da informação aquando do seu tratamento.
Mead, bem conhecido por esta teoria que fundamentalmente tem a sua base no argumento de que o auto é uma emergente social, daí que resulte uma concepção social do eu e que implique que os sujeitos individuais sejam produto de interacção e não das condições biológicas, ou

Relacionados