Nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO: POR QUE LER NIETZSCHE HOJE
Um Pensador Incômodo e Provocativo:
Sua vocação crítica cortante o levou ao submundo de nossa civilização, sua inflexível honestidade intelectual denunciou a mesquinhez e a trapaça ocultas em nossos valores mais elevados, dissimulados em nossas convicções mais firmes renegadas em nossas mais sublimes esperanças.

O Que é Filosofia Para NietzscheFilosofar é um ato que se enraíza na vida e um exercício de liberdade, compromisso com a autenticidade da reflexão exige vigilância crítica permanente, que denuncia como impostura qualquer forma de mistificação intelectual. O seu esforço filosófico o levou a se confrontar com as grandes correntes históricas responsáveis pela formação do ocidente: A tradição pagã greco-romana, a judaico-cristã e oque resultou entre as duas.

Suas Contribuições

Conhecer um pouco de Nietzsche é, em primeiro lugar, aceitar o desafio de pensar independentemente. O destino da cultura, o futuro do ser humano na história, sempre suas obsessivas preocupações. Submeteu à crítica todos os domínios vitais de nossa civilização ocidental: científicos, éticos, religiosas e políticos.
Ateísta radical, ele atribui aohomem a tarefa de se reapropriar de sua essência e definir as metas de seu destino. Sua mensagem definitiva foi: a criação de novos valores, a instituição de movas metas para a aventura humana na história.

A crise dos valores:
O Progresso do Conhecimento:
* Para Nietzsche, o progresso conduz inexoravelmente à exaustão dos valores herdados da tradição, e o esvaziamento desses valores podemnos levar à destruição da dignidade da pessoa humana.
* Ao refletir sobre essa crise dos valores, Nietzsche dedica sua vida a realizar três tarefas principais:
* Compreender a lógica desse movimento contraditório ao longo do qual o progresso do conhecimento leva à perda de consistência dos valores absolutos.
* Denunciar todas as formas de mistificação pelas quais o homem oblitera suavisão dos perigos de sua condição.
* Pensar novos valores, abrindo novos horizontes para a experiência humana na história.
2. Nietzsche e o fim da metafísica
Filosofia de Platão Como Modelo da Metafísica.
Esta se fundamenta numa concepção dualista do universo, estabelecia uma oposição de valores entre duas esferas distintas da realidade ou do ser.

O Verdadeiro Mundo ou a RealidadeVerdadeira.
Assim denominada por ser o plano das essências, isto é, aquilo que, em todo e qualquer fenômeno constitui sua forma ou conceito. Tais formas puras teriam sua origem na ideia de Bem ou de Deus _ que é a causa produtora de todas as outras ideias que são as formas gerais do universo. Tais entidades são inacessíveis a nossos órgãos dos sentidos. Por serem as responsáveis pela realidade detodo real, foram tradicionalmente denominadas realidade inteligível.

Realidade Aparente ou Sensível

É aquela de que temos experiência ordinária. O mundo sensível é tradicionalmente considerado um plano de realidade deficitária, enganosa, mera aparência ou simulacro das formas puras. É a essa realidade degradada, sujeita ás condições do espaço e do tempo, que pertence nossa existência terrena ecorporal.

Morte de Deus

É uma expressão simbólica do desaparecimento desse horizonte metafísico, baseado na oposição entre aparência e realidade, verdade e falsidade, bem e mal. Isso significa que não podemos mais sustentar a crença num conhecimento objetivo, que ultrapasse a particularidade de nossos afetos.

Conhecimento
Todo conhecimento é inevitavelmente guiado por interesses econdicionantes subjetivos, ideológicos. O conhecimento resulta da projeção de nossos impulsos e anseios, razão pela qual Nietzsche o considera sempre determinado por certa perspectiva, seja individual, seja socioculturalmente determinada. A morte de Deus implica, portanto na possibilidade de colocar em questão a crença na origem divina e no valor absoluto da verdade.

3. Primeira fase:
Influências...
tracking img