Nicolas poussin - historia da arte

Páginas: 3 (569 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
BARROCO ou CLÁSSICO (ROCOCÓ – 1730 a 1760)
Barroco é um movimento que vai da segunda metade do século XVI (1550) à primeira metade do século XVIII (1760), caracteriza-se por um estilo rebuscado,repleto de metáforas e antíteses e por uma volta às questões espirituais em oposição ao racionalismo renascentista.
O Barroco, oposição ao Classicismo, surge no século XVII na Itália e na Europa,perdura até meados do século XVIII, atingindo toda a América Latina até o fim do século XVIII. É uma tendência que se manifesta nas artes plásticas e, em seguida, na literatura, na música e no teatro.A arte barroca busca conciliar a espiritualidade e a emoção da Idade Média com o antropocentrismo e a racionalidade do Renascimento. Sua característica marcante é, portanto, o contraste.
Apalavra barroco, originalmente “pérola deformada”, exprime de forma pejorativa a ideia de irregularidade. Suas obras são rebuscadas, expressam exuberância e emoções extremas.
A fase final dobarroco é o rococó, estilo que surge na França entre 1700 e 1780, refinando a arquitetura pomposa do barroco, durante o reinado de Luís XV. Caracteriza-se pelo excesso de curvas e pela abundância deelementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens. A temática é inspirada nos hábitos da corte e na mitologia greco-romana.
As cores vivas dão lugar aos tons pastéis e os relevos exageradossão substituídos por superfícies delicadas, que ganham ênfase em pontos isolados. Igrejas e palácios exibem uma integração entre arquitetura, pintura e escultura.
Biografia do Pintor
"Auto-retrato",1650, ost, Museu do Louvre, Paris.
Pintor francês, principal autor clássico do período Barroco, trabalhou quase exclusivamente em Roma.
Nicolas Poussin nasceu em Les Andelys, perto de Paris, em1594. Pobre e pouco instruído, em 1612 foi para Paris, onde se iniciou com pintores maneiristas de menor expressão. Após duas tentativas malogradas, chegou a Roma em 1624, que era o centro do mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NICOLAS POUSSIN
  • Nicolas Poussin
  • História da Arte
  • História da arte- arte romana
  • HISTÓRIA DA ARTE VIVENCIANDO A ARTE
  • História da arte, arte nouveau
  • História da Arte e o Ensino da Arte
  • Arte e história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!