Newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas Supervisionadas

1º SEMESTRE 2012










Nome Turma R.A.
Thiago Theodoro Cavaliéri EB1P01 B3813E2
Mariana Delbone Perez EB1P01 B36AAH9
Otavio Henrique EB1P01


Conteúdo
1) Biografias 3
1.1) Biografia de Aristóteles 3
1.2) Biografia de Arquimedes 5
1.3) Biografia de Isaac Newton 7
2) Principais ideias, teorias e leis elaboradas 9
2.1)Principais ideias de Aristóteles 9
2.2) Principais ideias e obras de Arquimedes. 15
2.3) Principais ideias e obras de Isaac Newton. 19
3) Análise da função de Força Resultante de Isaac Newton. 24
4) Impactos produzidos. 24
5) Conclusões. 24
6) Bibliografia. 24















1) Biografias
1.1) Biografia de Aristóteles
Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídi.Era filhode Nicômaco.Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

Depois disso,passou algum tempo em Assos, no litoral da Ásia Menor, onde casou-se com Pítias, a sobrinha do tirano local. Sendo este assassinado, o filósofo fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos. Foi depois convidado para a Corte da Macedônia onde, durante três anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande".

Em 355 a.C. voltou a Atenas e fundou uma escola próxima ao templo de ApoloLício, de onde recebeu seu nome: Liceu. O caminho coberto ("peripatos") por onde costumava caminhar, enquanto ensinava deu à escola um outro nome: Peripatética. A escola se tornaria a rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platônica.

Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., o imenso império por ele erguido esfacelou-se. Em Atenas eclodiu um movimento que visava a restaurar aindependência da cidade-Estado. Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica, foi acusado de "ateísmo" ou "impiedade". Para não ter o mesmo fim de Sócrates, condenado ao suicídio, exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos epropagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra éo livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
Cada uma dessas áreas é discutida minuciosamente pelo filósofo. Suas investigações, muitas vezes de caráter exploratório, não chegavam a conclusões definitivas. De modo geral, Aristóteles fazia uma lista das hipóteses já enunciadas sobre determinado assunto e demonstrava sua inconsistência para, a seguir, buscar respostas quepreservassem o melhor das hipóteses analisadas.

As obras de Aristóteles que sobreviveram ao tempo foram obtidas a partir de anotações do próprio autor para suas aulas, de textos didáticos, de anotações dos discípulos, ou ainda de uma mistura de várias fontes. De suas obras destacam-se "Organon", dedicada à lógica formal; "Ética a Nicômaco"; "Poética" e "Política".
Aristóteles dirigiu a escola até 324a.C., pouco depois da morte de Alexandre. Os sentimentos antimacedônicos dos atenienses voltaram-se contra ele que, sentindo-se ameaçado, deixou Atenas afirmando não permitir que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia (alusão ao julgamento de Sócrates). Deixou a escola aos cuidados do principal discípulo, Teofrasto (372 a.C. - 288 a.C.) e retirou-se para Cálcis, na Eubéia. Nessa...
tracking img