Neurotransmissores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Humana

















Neurotransmissores

























NEUROTRANSMISSORES



O

s neurotransmissores são substâncias químicas sintetizadas e liberadas pelos neurônios paraque o impulso nervoso possa passar de um neurônio para o outro (sinapse). São armazenados dentro de vesículas neuronais, as quais se concentram no terminal do axônio, sendo liberados assim que o impulsonervoso chega a esse terminal, momento em que a membrana pré-sináptica libera os neurotransmissores na fenda sináptica e esses reagem com a membrana pós-sináptica, ligando-se aos neuroreceptores.Após a liberação das vesículas neuronais no momento da sinapse, parte dos neurotransmissores podem ser reaproveitados pelo próprio neurônio que os liberou ou serem armazenados em novas vesículasneuronais recém sintetizadas, além de poderem também ser destruídos por enzimas e eliminados no organismo, porém é certo que o neurônio sempre necessita ter neurotransmissores para serem sintetizados aqualquer momento, sendo que quando não estão sendo utilizados, os neurotransmissores permanecem no interior das vesículas neuronais aguardando a próxima sinapse para serem liberados.

Em resumo, osneurotransmissores são liberados quando o axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado, sendo que essas substâncias seguem até a célula tida como alvo excitando-a ou inibindo-a.

Alguns receptorespós-sinápticos provocam a excitação ou a inibição do neurônio pós-sináptico, possibilitando a contenção ou a excitação das ações neuronais.

[pic]

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/neuronios-6.php

NEUROTRANSMISSORES EXCITATÓRIOS



O

s neurotransmissores excitatórios são aqueles em que os receptores pós-sinápticos possibilitam a excitação das ações neuronais,sendo estes despolarizados (ex. sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos).

Os principais neurotransmissores excitatórios são:

Acetilcolina

É responsável pela transmissão de...
tracking img