Neurotransmissores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACETILCOLINA
A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo, bem como em certas regiões cerebrais.
Este neurotransmissor é liberado por:
•Todas as fibras pré - ganglionares no sistema nervoso autônomo e aquelas da medula da adrenal;
•Fibras pós-ganglionares parassimpáticas que se dirigem para o órgão efetor;
•Algumasfibras simpáticas de vasos em músculos esqueléticos.
O efeito vasodilatador da acetilcolina em vasos sanguíneos isolados necessita de um endotélio intacto. Antigamente, acreditava-se que a ativação dos receptores muscarínicos resultava na liberação de uma substância vasodilatadora, denominada fator relaxante de endotélio (FRED). Por outro lado, era conhecido que vasodilatadores (que sintetizamóxido nítrico – NO), como o nitroprussiato de sódio e a nitroglicerina, não exigem a presença de células endoteliais intactas para levar ao relaxamento. Estes e outros experimentos indicavam grande similaridade entre o FRED e o NO e atualmente são considerados uma mesma substância.
Desde que foi descoberto, o NO tem sido relacionado a funções como a citotoxicidade do macrófago, relaxamentointestinal não adrenérgico não colinérgico, neurotoxicidade e plasticidade no hipocampo e cerebelo. Além disso, o NO libera pelo endotélio medeia à vasodilatação causada por uma série de autacóides (hormônios locais), através da ativação da guanililciclase, que eleva as concentrações do GMPc (guanosina monofosfato cíclico).

Biossíntese da Acetilcolina
A biossíntese desse neurotransmissor por partedos neurônios colinérgicos se dá pela acetilação da colina, catalisada pela enzima colina-acetiltransferase (CAT), com acetil coenzima A (acetil-CoA) funcionando como doador de grupos acetil.
A colina é ativamente transportada para o axoplasma do neurônio a partir de sítios extraneuronais por um processo de captação de colina de alta e baixa afinidade. O sistema de alta afinidade pode sofrerinibição pelo hemicolínio.
Após a síntese, a acetilcolina é transportada para as vesículas de armazenamento. Cada vesícula pode conter de 1.000 a mais de 50.000 moléculas de acetilcolina, além de ATP e uma proteína específica denominada vesiculina, Quando o turnover de acetilcolina é alto, o transporte de colina para as terminações nervosas pode se transformar na etapa que limita a velocidade dareação.
Liberação de Acetilcolina
Acredita-se que a ACh seja liberada nas placas motoras terminais das junções neuromusculares, em quantidades constantes, ou vesículas. Quando o potencial de ação alcança a terminação nervosa motora, há liberação sincrônica de 100 ou mais vesículas de ACh.
A despolarização de uma terminação nervosa possibilita o influxo de cálcio através de canais voltagem-sensíveis.Este influxo de cálcio facilita a fusão da membrana vesicular com a membrana plasmática da terminação nervosa, resultando na extrusão do conteúdo das vesículas.
Interrupção das Ações da Acetilcolina
A acetilcolina é rapidamente hidrolisada pela enzima acetilcolinesterase (AChE). Esta última, também conhecida como colinesterase específica ou verdadeira, é encontrada em neurônios colinérgicos,nas adjacências das sinapses colinérgicas e em outros tecidos. É altamente concentrada na junção neuromuscular. A hidrólise da acetilcolina ocorre também ao redor das terminações nervosas.
O sítio ativo de AChE consiste em um sítio aniônico, que interage com um grupo nitrogênio quaternário da molécula de AChE, e um sítio esterásico, que interage com o grupo éster da ACh e o hidrolisa.
Abutirilcolinesterase, também conhecida como pseudocolinesterase ou esterase sérica, está presente em diversos tipos de células gliais. É especialmente encontrada no plasma sanguíneo e no fígado.
Embora ambos os tipos de enzima sejam capazes de hidrolisar a acetilcolina, eles podem ser diferenciados por suas taxas de hidrólise da pseudocolinesterase.
Nas placas terminais motoras da musculatura...
tracking img