Neurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Neuropsiquiatria:

Neurose

Novembro / 2009
Introdução

O estudo do tema proposto é de muita importância para entendermos melhor e esclarecermos o que é a neurose, os principaissintomas, eliminar os conceitos preconceituosos, sabermos quais são os tratamentos indicados e a sua assistência de enfermagem.
A neurose indica desordens de sentidos e movimentos causados porefeitos gerais do sistema nervoso. A palavra "neurótico", de maneira como costuma ser usada hoje, tem sentido impróprio e pode ser ofensivo ou pejorativo. Pessoas que são leigas nessa parte da saúde podemusar a palavra "neurose", infelizmente, como sinônimo de "loucura". Mas isso não é verdade, de forma alguma.
Ela é uma enfermidade de natureza emocional, também ligada à personalidade do indivíduo eao seu universo afetivo. Diante de determinadas situações, todos nós temos reações emocionais, mas o neurótico as expressa de uma forma exagerada; assim passam a temer os contextos que lhedesencadeiam estes sentimentos, deixam de realizar algumas atividades, fogem dos eventos sociais, tem uma incidência maior de depressão, preocupam-se mais com tudo e com todos, sofrendo sempre por antecedência.Contudo, iremos demonstrar no trabalho proposto os estudos da neurose com as principais informações a seguir.

Neurose

A palavra neurose é originada do grego e deriva de duas palavras neuron(nervo) e osis (condição doente ou anormal). Esse termo foi criado em 1769 pelo médico escocês William Cullen, para indicar desordens de sentidos e movimentos causados por efeitos gerais do sistemanervoso.
A neurose não é uma doença mental é, sobretudo uma doença da personalidade.
A neurose trata-se de uma reação exagerada do sistema nervoso em relação a uma experiência vivida, como umareação vivencial. É uma maneira da pessoa ser e de reagir à vida, a pessoa é neurótica e não está neurótica. A neurose está intrinsecamente ligada à personalidade do indivíduo, ele não se encontra...
tracking img