Neuroplasticidade cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL

BORTOLUZZI, Leonardo2; BUTTENBENDER, Bruna2; MORO, Larissa2; PITHAN, Thais2; VIANNA, Luana2.
1 Trabalho da disciplina de Neuropsicologia – Psicologia UNIFRA
2 Acadêmicos do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil. E-mail’s: leoobm@hotmail.com; brubuttenbender@gmail.com; lica_mm@hotmail.com; luhbv.90@gmail.com;thais.pithan@gmail.com.

RESUMO

O presente trabalho surge a fim de realizar um estudo, de uma abordagem acerca do conceito de neuroplasticidade, de seu funcionamento e alguns aspectos peculiares a respeito. O tema, tão presente em estudos e pesquisas científicas, contempla algo que inevitável e invariavelmente faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, já que, é partir e com o auxílio dela, querealizamos importantes interações do nosso mundo, organismo e sistema interno, com tudo aquilo que se passa por fora, ao nosso redor, no papel de nosso mundo externo. O estudo busca além de trazer um conceito amplo e objetivo acerca, também abordar sobre os avanços que se fazem presentes atual e fortemente, quando se trabalha o tema.

Palavras-chave: Neuroplasticidade; interação; dinamismo;organismo; sistema interno e mundo externo.

1. INTRODUÇÃO

O conceito de neuroplasticidade, abarca consigo um aspecto que, em um primeiro momento pode-nos parecer um tanto quanto contraditório. O fato de trazer e trabalhar com o dado que, os cérebros humanos, todos, seguem uma espécie de programação genética, pré estabelecida, comum á raça humana, precisa contemplar também o fato inevitável,de que, mesmo assim, cada pessoa, cada cérebro, é diferente, e diferem-se entre si pelos mais variados aspectos e motivos.
O ser humano, visto não apenas como um cérebro e sendo levado em consideração como tal, mas, a partir do momento em que é encarado como parte integrante e integrada deste, é capaz de realizar uma conexão demasiada intensa com aquilo que se passa no interior de seuorganismo, com aquilo que se dá externamente a este. Isso se dá, a partir do dinamismo presente, na forma de vida do ser humano, entre os sistemas pessoais e biológicos deste, como também aparece integrado no conceito de neuroplasticidade que, não deixa de considerar ambos os aspectos presentes e envolvidos.

2. PLASTICIDADE CEREBRAL

Todo sistema nervoso conhecido apresenta algum grau deplasticidade. Assim, toda interação, todo acoplamento afeta o operar do sistema nervoso devido às mudanças estruturais que desencadeia nele. Toda experiência particularmente nos modifica, ainda que às vezes as mudanças não sejam de todo visíveis.
A dimensão de plasticidade estrutural que o sistema nervoso introduz no organismo - ou seja, de como para cada organismo sua história de interações resulta numcaminho específico de mudanças estruturais. Estas, por sua vez, constituem uma história particular de transformações a partir de uma estrutura inicial, em que o sistema nervoso participa ampliando o domínio de estados possíveis. (MATURANA; VARELA, 1995)
A plasticidade se traduz nos seguintes termos: o sistema nervoso, ao participar por meio dos órgãos sensoriais e efetores dos domínios deinteração do organismo que selecionam a mudança estrutural deste, participa da deriva estrutural do organismo com conservação de sua adaptação.
A plasticidade do sistema nervoso explica-se pelo fato de os neurônios não estarem interligados como se fossem cabos com suas respectivas tomadas. Os pontos de interações entre as células são delicados equilíbrios dinâmicos, modulados por um sem-número deelementos desencadeadores de mudanças estruturais locais. Estas são produzidas pela atividade dessas mesmas células e de outras cujos produtos viajam pela corrente sanguínea e banham os neurônios, tudo como parte da dinâmica de interações do organismo em seu meio.
A riqueza plástica do sistema nervoso não reside em sua produção de representações "engramas" das coisas do mundo, mas em sua contínua...
tracking img