Plasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
Neuroplasticidade, ou plasticidade cerebral, é a capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas, o processo que nos ajuda a continuamente aprender. Ela se refere à maneira do nosso cérebro agir e reagir à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos uma habilidade.
O cérebro é constituído de 2 hemisférios os quais são unidos por umsistema de milhões de fibras nervosas. Entretanto um hemisfério é constantemente informado sobre o que está acontecendo com o outro.
Se uma destas comunicações é quebrada a informação vai tentar encontrar uma outra via para chegar a seu destino. À essa capacidade que o cérebro têm de "criar estas rotas alternativas" dá-se o nome de NEUROPLASTICIDADE.
Imagine-se indo de Jundiaí à São Paulo pelaRod. dos Bandeirantes. Em um dado trecho você se depara com um acidente que impede que você prossiga sua viagem por essa estrada. Você então têm como alternativa prosseguir pela Rod. Anhanguera e assim, chegará da mesma forma até seu destino.
Seria mais ou menos isso que o cérebro faz frente a uma lesão para que a informação chegue a seu órgão alvo. Porém para que isso aconteça o seu cérebroprecisa estar em boas condições.
A neuroplasticidade pode acontecer em indivíduos de qualquer idade e durante toda a vida. Para mantermos nossos neurônios em "bom estado" precisamos exercitá-los a todo momento e usá-los também, pois tudo que não é usado acaba atrofiando.
"Cultive bons hábitos e seja escravo deles".
Aprenda uma atividade nova a cada dia, dando preferência para assuntos que fujam dasua àrea de domínio. Leia um texto sobre filosofia, no outro dia um livro sobre geografia, faça uma receita nova ou mude o caminho de ir para sua casa. Você perceberá que com o tempo sua capacidade de aprendizagem irá melhorar e quanto mais você exercitá-lo mais conexões neurais serão formadas.
O seu cérebro irá agradecer se você não beber, não fumar, veja o nascer e o pôr do sol pelo menos duasvezes por semana, abrace uma árvore, invente uma estória, escreva uma metáfora ou simplesmente continue a acessar o nosso site pois, com certeza você terá informações para viver melhor.

A plasticidade nervosa não ocorre apenas em processos patológicos, mas assume também funções extremamente importantes no funcionamento normal do indivíduo. Esta capacidade é que, crianças que sofreram acidentes,às vezes gravíssimos, com perda de massa encefálica, déficits motores, visuais, de fala e audição, vão se recuperando gradativamente e podem chegar à idade adulta sem sequelas.
As conexões neurais são estabelecidas e desfeitas a todo o momento. Elas são modeladas dependendo do nosso estado de saúde e das vivencias que afetam o emocional. A neuroplasticidade é a capacidade dos neurônios de alterarsua função, seu perfil químico (quantidades e tipos de neurotransmissores produzidos) ou sua estrutura, ou seja a neuroplasticidade é qualquer modificação do sistema nervoso que não seja periódica e que tenha duração maior que poucos segundos.Por definição, a neuroplasticidade é qualquer modificação do sistema nervoso que não seja periódico e que tenha duração maior que poucos segundos. Essasmodificações incluem: habituação, aprendizado e memória, e recuperação de lesão.

Aprendizado e memória:

Ao contrario dos efeitos de curta duração e reversíveis da habituação, o aprendizado e a memória envolvem alterações persistentes e duradouras na potência das conexões sinápticas. Durante as fases iniciais do aprendizado motor, as técnicas de aquisições de neuroimagens revelam grandes edifusas regiões do encéfalo evidenciando atividades sinápticas.
Quando há uma repetição muito grande de uma mesma tarefa, o encéfalo se esforça menos para realização da mesma, ou seja, pode ser “desligada” uma grande parte dele, e a tarefa será concluída da mesma maneira. Quando essa tarefa passa a ser aprendida, apenas regiões pequenas e distintas do encéfalo apresentam atividade aumentada...
tracking img