Neurologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Estudos Psicanalíticos

CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNO: Martinho Lutero Bauermeister

Módulo
NEUROLOGIA

SÃO PAULO
2011

Neurologia

A neurologia é o estudo do sistema nervoso, suas relações e transtornos. Considerada como parte das chamadas Neurociências (Neuroquímica, Neurofisiologia, etc), seus conhecimentos são dividos por várias profissões(Neurologista, Psicanalista Clínico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, etc). Foi inicialmente observando indivíduos com patologias neurológicas e posteriormente através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e suas funções específicas.

Divisões do sistema nervoso (SN)

O sistema nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem umsignificado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente relacionadas do ponto de vista morfológico e funcional.

O sistema nervoso pode ser dividido em partes, levando-se em conta critérios anatômicos, embriológicos e funcionais. Existe ainda uma divisão quanto à segmentação, que é muito didática.
Divisão do sistema nervoso com base em critérios anatômicos

Sistemanervoso central é aquele que se localiza dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral)); sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. Esta distinção, não é perfeitamente exata, pois, como é óbvio, os nervos e raízes nervosas, para fazer conexão com o sistema nervoso central, penetram no crânio e no canal vertebral. Demais, alguns gânglios localizam-sedentro do esqueleto axial.

O encéfalo é a parte dos sistema nervoso central situada dentro do crânio neural; medula é a que se localiza dentro do canal vertebral. Encéfalo e medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo, temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. No homem, a relação entre o tronco encefálico e o cérebro pode ser grosseiramente comparada à que existe entre o tronco e a copa de umaárvore. A ponte separa o bulbo (ou medula oblonga), situado caudalmente, do mesencéfalo, situado cranialmente. Dorsalmente à ponte e ao bulbo localiza-se o cerebelo.

Os nervos são cordões esbranquiçados que unem o sistema nervoso central aos órgãos periféricos. Se a união se faz com o encéfalo, os nervos são cranianos; se com a medula, espinhais. Em relação com alguns nervos e raízes nervosasexistem dilatações constituídas principalmente de corpos de neurônios, que são os gânglios. Do ponto de vista funcional, existem gânglios sensitivos e gânglios motores viscerais (do sistema nervoso autônomo). Na extremidade das fibras que constituem os nervos situam-se as terminações nervosas, que, do ponto de vista funcional, são de dois tipos: sensitivas (ou aferentes) e motoras (ou eferentes).Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso da vida de relação, ou somático e sistema nervoso da vida vegetativa, ou visceral. O sistema nervoso da vida de relação é aquele que relaciona o organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre oque se passa no meio ambiente. Por outro lado o componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos, resultando, pois, movimentos voluntários. O sistema nervoso visceral é aquele que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais. É muito importante para a integração das diversas vísceras no sentido da manutenção da constância do meiointerno. Assim como no sistema nervoso da vida de relação, distinguimos no sistema nervoso visceral uma parte aferente e outra eferente. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras (visceroceptores) a áreas específicas do sistema nervoso. Já o componente eferente leva os impulsos originados em certos centros nervosos até as vísceras, terminando em...
tracking img