Erfdfg

947 palavras 4 páginas
1. Qual a composição Sistema Rotativo convencional de uma Sonda de Perfuração? Descreva o processo.

. O sistema de rotação convencional é constituído de equipamentos que promovem ou permitem a livre rotação da coluna de perfuração. São eles: mesa rotativa, o kelly, e cabeça de circulação ou swivel.
Nas sondas convencionais, a coluna de perfuração é girada pela mesa rotativa localizada na plataforma da sonda. A rotação é transmitida a um tubo de parede externa poligonal, o kelly, que fica enroscado no topo da coluna de perfuração. Nas sondas equipadas com top drive a rotação é transmitida diretamente ao topo da coluna de perfuração por um motor acoplado á catarina.

2 Quais as finalidades do Sistema de Circulação de uma Sonda? Cite os seus equipamentos atuantes . Consiste na injeção do fluido de perfuração com o auxílio da bomba de lama para pressurizá-lo e deslocá-lo através das linhas de superfície, tubo bengala, "swivel" e interior da coluna até a broca, retornando pelo anular até o "flow line e as peneiras de lama. Essa operação ocorre de forma simultânea à perfuração do poço. Normalmente ao término da perfuração de uma fase do poço, sem avanço nesta, é feita uma circulação de fluido com o objetivo de garantir a limpeza do poço, facilitando a execução das etapas seguintes, que podem ser perfilagem, ou descida do revestimento do poço.

3 Diferencie os equipamentos Top Drive da Mesa Rotativa.

4 coluna de perfuração é conectada diretamente ao top drive, reduzindo o número de equipamentos necessários para transmitir rotação à coluna. Como vantagens, podemos destacar: a) Permite retirar coluna com back-reaming; b) Permite perfurar poço por seção; c) Diminui a exposição do trabalhador ao risco

Nesse método, a mesa rotativa transmite a rotação ao Kelly com o auxílio da bucha do Kelly. O Kelly (haste quadrada ou hexagonal) trabalha conectado à coluna de perfuração (ver Módulo IV) e esta

Relacionados