Neurofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO 1

POTENCIAIS

1- Descrever o neurônio em repouso em relação ao aspecto bioelétrico.
R: Um neurônio em repouso não recebe estímulo nenhum (sem sinalização). Apresenta um valor de potencial de repouso de -65mV, com mais Na e Cl na parte extracelular e mais K na parte intracelular. A membrana é polarizada, ou seja, o meio extracelular é positivo e o meio intracelular énegativo. Além disso, apresenta canais de repouso permeáveis (canais de repouso permanentemente abertos) à K+ e bombas iônicas (sendo a principal, a “bomba de Na+ e K+” que transportam íons contra o gradiente de concentração).

2- Em relação ao potencial de ação, conceitue limiar.
R: Ação que gera uma variação mínina de potencial de membrana - despolarização mínima. Este promove a abertura dos canaisiônicos de voltagem dependentes, estimulando os potenciais de ação.

3- Cite as diferentes fases do Potencial de Ação e explique cada uma delas.
R: Fases do potencial da ação:
Primeira fase: Fase de Despolarização, onde ocorre à entrada de Na+, gerando a despolarização. Canais de voltagem independentes permeáveis a sódio se abrem.
Segunda fase: Pico máximo (dentro +, fora -)

Terceira fase:Fase de repolarização (Período refratário absoluto), onde há a abertura dos canais de K+, facilitando a sua saída para o meio extracelular. Os canais de Na+ são inativados.

Quarta fase: Pico mínimo (Período refratário relativo). Ocorre Hiperpolarização.

Outra resposta:
Repouso: potencial de repouso já explicado anteriormente.
Despolarização: aumento da permeabilidade da membrana ao íonsódio, através da abertura dos canais de sódio de voltagem-dependentes, permitindo influxo de sódio para dentro da célula.
Repolarização: aumento da permeabilidade da membrana ao íon potássio (e diminuição da permeabilidade ao íon sódio). Alem disso, canais de sódio de voltagem dependentes começam a se fechar e os canais de potássio começam a se abrir, permitindo o efluxo de potássio.
OBS: acontece operíodo refratário absoluto – canais de sódio inativados. Canais de potássio vão se abrindo.
Hiperpolarização: Canais de sódio fechados e canais de potássio ficam abertos por mais tempo.
OBS: período refratário relativo – canais de potássio abertos por mais tempo



4- O que é a bomba de Na+/K+? E qual a sua importância para o potencial da membrana neuronal?

R: São proteínas de membranaque partir da energia proveniente da hidrólise de ATP, transportam Na e K contra o gradiente de concentração.

5- Por que a injeção endovenosa de solução de cloreto de potássio e a conseqüente variação na concentração extracelular do íon K+ podem levar pacientes a morte?
R: Porque aumenta a concentração de K+ no meio extracelular, ou seja, se ocorre à entrada de K+, os neurônios sãodespolarizados de forma irregular. Provocando uma parada cardiorrespiratória.

6- Quais as possíveis conseqüências da perda de mielinização das fibras nervosas causada por algumas patologias e por quê?
R: A mielina aumenta a velocidade do potencial de ação, ou seja, acelera a transmissão dos impulsos nervosos para as outras partes do corpo. A perda dela, causada por algumas patologias, tornaria lento ouaté bloquearia esses impulsos. (Gera dificuldade na redistribuição dos canais de voltagem dependentes e conseqüente interrupção na propagação do potencial de ação)

7- Os anestésicos locais são usados em larga escala. A lidocaína, um anestésico local, age ao se ligar aos canais de sódio dependentes de voltagem, mantendo-os inativados. Sendo assim, porque a lidocaína apresenta efeito anestésico?R: Ao bloquear ou manter inativado o funcionamento dos canais de Na+, não gera potencial de ação e bloqueia assim os canais de dor (receptor sensorial – nocirreceptores).

SINAPSE

1. Explique como ocorre a passagem de informação de uma célula a outra através da sinapse química descrevendo: a) Que canais iônicos se abrem quando há a chegada de Potenciais de Ação (PA) no terminal axonal?...
tracking img