O menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Informações Principais
Título: O menino do Pijama Listrado
Editora: Cia. Das Letras
Autor: John Boyne

Personagens principais
* Bruno
Um menino curioso e ativo. Não tinha medo de discordar das coisas, e nem de se meter em encrenca. Durante a história ele passa por diversas situações até se acostumar com a casa de Haja-Vista, e logo mais descobre umcampo de extermínio (contudo não sabia o que era) e via, através da janela de seu quarto, diversas pessoa de “pijama listrado”. Seu melhor amigo até então é Shmuel.
* Shmuel
Uma criança inocente e que bem cedo aprendeu a viver. Antes de ser levado ao campo de extermínio vivia na Polônia junto a sua mãe, pai e irmão. Porém com a “explosão” da Segunda Guerra Mundial, teve de se desfazer de tudo,até mesmo de sua mãe. Agora estava lá, no campo de Haja-Vista junto ao seu pai e irmã, pelo menos até um futuro previsível.
* Gretel
Irmã mais velha de Bruno, e para ele, esse tipo de humano é designado por indecifrável, já que passava horas no banheiro e tinha uma quantidade significativa de bonecas. Além disso, gostava de “humilhar” o pequeno irmãozinho na frente das amigas, dizendo que elenão sabia de nada já que tinha apenas nove anos. Bruno já ouvira diversas vezes chamarem sua irmã de Caso Perdido, e ele não discordava muito do adjetivo.

* Mãe de Bruno
Uma mulher um pouco estressada com o trabalho de seu marido, e com as travessuras de seu filho. Em todas as circunstâncias, porém, é destacada por ser um pouco direita e formal. Contudo uma mãe que infelizmente tinha que lidarcom os problemas causados pela Segunda Guerra Mundial, enfrentando-os para conseguir educar seus filhos. Em várias partes do livro ela fala o quanto não gosta da nova casa, e para amenizar o stress toma xerez medicinal.
* Pai de Bruno
Pode ser caracterizado por ter uma grande lealdade com sua pátria e com o Fúria (um braço direito para tal). Além disso muito rígido com o trabalho, mas não seesquecia de seu papel como pai. Tentava explicar para Bruno e Gretel o que estava ocorrendo na Alemanha nazista, e sobre os homens de “pijama listrado” que viviam atrás das grades.

Resumo
Bruno é um garoto de nove anos, morador da cidade de Berlim, que começa a ter suas primeiras aventuras cedo. Certo dia, logo depois de chegar do colégio, viu Maria (criada da casa) arrumando suas roupas emseu quarto, ele curioso, perguntou a sua mãe oque ela estava fazendo, esta lhe respondeu que ela estava arrumando suas malas, já que iriam viajar para um lugar “bem distante de ali” (nem ele nem sua irmã, Gretel, sabiam aonde iriam).
Após uma longa discussão com sua mãe, e com sua irmã, Bruno aceitou (bem rispidamente), contudo foi extremamente difícil pensar em se despedir de seus melhoresamigos: Karl, Martin e Daniel. No final nem sequer houve tempo para despedidas.
Ao chegar à casa nova a boca de Bruno fez um O, já que percebera o quão diferente era de Berlim. Caracterizando-a não tinha “vida”, era isolada do resto do mundo, além disso, “só” tinha três andares. No primeiro dia que estava nessa casa isolada Bruno viu um homem com uniforme e um símbolo estranho, pelo menos para ele.No mesmo dia que chegara a Haja-Vista (logo depois soube que esse era o nome da casa, Gretel lhe contou) foi ver seu quarto, a primeira coisa que viu foi uma janela. Logo de pronto foi ver seu horizonte e visualizou uma cerca e um lugar assustador. Bruno não sabia ao certo o que era aquele lugar. Nem ele nem Gretel. Esse foi um mistério que teve de deixar para desvendar depois.
Durante algumassemanas tentou criar sua própria tese, e talvez algum argumento que explicasse a vestimenta delas (um pijama listrado). Ao perguntar para seu pai não houve muitas explicações, ele só disse que elas “não eram pessoas”.
No decorrer de alguns dias, Bruno se viu entediado e queria voltar a ter suas aventuras. Fazer travessuras e encontrar novos lugares não era nada mal. Então como em um ato de...
tracking img