Netiqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IET – Instituto de Ensino Teológico
JOSEITA LOURÊNÇO DA COSTA
NOÉLIA LOURÊNÇO DA COSTA E SILVA

A inserção de Alunos com necessidades Especiais no Ensino Regular.

Eunapólis
Maio – 2012
JOSEITA LOURÊNÇO DA COSTA
NOÉLIA LOURÊNÇO DA COSTA E SILVA

A inserção de Alunos com necessidades Especiais no Ensino Regular.

Trabalho apresentado ao Instituto de Ensino Teológico – IET, comorequisito de avaliação da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Maria Bethânia Gomes Paes.

Eunapólis
Maio – 2012

Sumário

INTRODUÇÃO 6
OBJETIVO GERAL 7
ESPECIFICOS 7
JUSTIFICATIVA 7
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 8
METODOLOGIA 10
CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

O direito do aluno com necessidades especiais e de todos oscidadãos a educação e constitucional. Assim, a escola regular encontra-se diante do desafio de atender alunos que necessitam de uma resposta especial. E para tanto, deverá adaptar o currículo a partir da programação que efetuarem de acordo como suas particularidades.
A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da unidade de ensino o queconsiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta se efetua pelo resgate de valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao de aprender e de construir.
Fala-se aqui de uma escola que se prepara para enfrentar o desafio de oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus educados. Considerando que, cadaum numa sala de aula apresenta características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais.

OBJETIVO GERAL

Partindo da hipótese de que, no Ensino inclusivo a questão não é se os alunos devem ou não receber dos professores e pedagogos qualificados experiências educacionais apropriados das quais necessitam e sim, oferecer a eles o serviço que precisam emambientes integrados e, proporcionar ao educador atualização das suas habilidades, o objetivo desse projeto e verificar existência de práticas alternativas com vistas a resolver os impasses gerados no seio da escola, com a introdução dos educando especiais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS

* Discutir sobre as possibilidades diversas de inclusão;
* Analisar as diferentes posturas dos educadoresdiante desta nova tarefa;
* Verificar como os alunos com necessidades especiais interagem com os demais da classe.
JUSTIFICATIVA

A inclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os “diferentes” eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem diversos discussões referentes à inserção das pessoascom deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda comunidade escolar.
Incluir é um motivo que implica no aprimoramento da formação dos professores para realizar proposta de ensino inclusivo e, também pode servir como um pretexto para que ás exigências de uma sociedade que não admite preconceitos, discriminaçãobarreiras entre seres, povos e culturas. Mas, será que as instituições escolares estão preparadas para a chegada desses alunos? Com esta ênfase surge a necessidade de buscar maiores esclarecimentos sobre essa temática, questionando como está processada a inclusão dessas crianças e jovens com as ditos “normais”.
O atendimento educacional especializado edifica, elabora e organiza recursospedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas. As atividades desenvolvidas devem diferenciar-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substituídos á escolarização. Esse atendimento complementa e ou suplementa a formação dos educandos voltados à autonomia e independência na escola e fora dela....
tracking img