Nergo na literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Português

Colégio Estadual Luiz Viana
Iago Santos
Turma - 3٥ B

O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA
Este artigo intitulado “O negro na Literatura Brasileira”, apresenta estudos que explicitam como o negro foi representado historicamente nos textos literários. Para isso, em nosso estudo, a literatura é vista como sendo uma arte social, que dá espaço para questionamentos,pois delimita o lugar social de cada um, autor, obra e leitor, um agindo sobre o outro. Por meio de nossa análise das obras da Literatura Brasileira e Afro Brasileira, percebemos que o negro é enquadrado em duas categorias, em uma o mesmo é enxergando como objeto e na outra como sujeito. No presente trabalho, também é evidenciado a importância do movimento social negro nesse processo que busca daruma real identidade a esse grupo étnico, representando-o e dando visibilidade a sua cultura.
O presente trabalho procurou salientar o percurso do negro na Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, trajetória que o atinge igualmente em sua prática social concreta. Dito isso, temos como objetivo neste estudo a explicitação e a desconstrução de um discurso hegemônico secular, que assim como o estalardo açoite, ainda marca o negro, já que está internalizado pela sociedade Brasileira. Pretende-se neste estudo também, evidenciar a importância de uma abordagem social da literatura, já que essa é construída conforme a transformação da sociedade, deste modo, espera-se com isso, fomentar discussões que revelam a importância da literatura Brasileira e Afro-Brasileira, assim como dos movimentossociais que lutam por uma real identidade do negro, que ainda clama por liberdade.
Os aspectos citados acima contribuíram para a formação de uma Literatura Brasileira ligada às ideologias dominantes, neste cenário, vale ressaltar que o grupo social mais afetado em seus escritos foi o negro, já que esse aparece nas obras literárias como objeto, o seu personagem é quase sempre visto a certa distância,culminando em uma visão que manifesta feitios que apontam para a estereotiparão do negro dentro de uma ótica dominadora do branco, neste panorama, a escrita das obras literárias nos mostram o negro inferiorizado etnicamente, tornando a Literatura Brasileira uma narrativa que o caracteriza somente com temas que lembram sua escravidão, ocultando do mesmo sua cultura, e consequentemente,silenciando-o como sujeito.
O negro como objeto
Ao ponderarmos sobre a representação do negro na Literatura Brasileira, esta nos dá uma ideia de inferioridade de uma raça e superioridade de outra, sobre isso, convém atentarmos para o fato, de que, o negro teve o ápice de sua representatividade negativa nas obras literárias ao longo do século XIX e começo do século XX, justamente no momento que o contextobrasileiro apontava para a o “século das ciências”, quando as raças passaram a ser observadas nos moldes do cientificismo positivista, tornando o estudo das sociedades e os vários aspectos que perpassam a mesma como algo controlado pela ciência, que provocou entre outras coisas, a criação de teorias raciais, como o darwinismo social, que pensava a civilização e suas práticas sociais a partir devalores que implicavam em apontar “cientificamente”, dentro de um determinismo biológico, que certas sociedades e civilizações eram mais evoluídas que outras por serem beneficiadas pela natureza, e essa seleção entre melhores e piores dá-se pela competição entre as raças, que de acordo com os ditos pensadores sociais da época, o negro estaria inferiorizado por ser um sub-humano e não ser capaz de seadaptar ao ambiente, por isso, conforme essa teoria, o negro estaria fadado a desaparecer.
Percebe-se, desta forma, que este contexto foi decisivo na escrita das obras literárias, e, mesmo que o negro já tenha sido citado de forma negativa na Literatura Brasileira antes deste cientificismo, foi a partir de então que sua representação na literatura apareceu mais significativamente. Quanto a isso,...
tracking img