Neospora caninum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
04/08/2011 – AULA 1

NEOSPORA CANINUM

Importância na veterinária: CAUSA ABORTAMENTO EM BOVINOS ( Neosporose Bovina ); EM CÃES CAUSA ENCEFALITE SEGUIDA DE CONVULSÕES

CARACTERISTICAS:

• Geralmente são infectados maior porcentagem de bovinos de leite, do que de corte, devido a maior proximidade a cão

• Cães de ambiente rural apresentam maior prevalência da doença, devido fácilacesso aos meios de contaminação (carcaças, placentas, fetos abortados )

• ciclo heteroxeno:

Hospedeiro definitivo: cão e coiote ( reprodução sexuada )
Hospedeiro intermediário: ruminantes, gato e galinha ( reprodução assexuada )

TRANSMISSÃO

HORIZONTAL ( VIA ORAL )

ingestão de oocistos esporulados, presentes na água e nos alimentos ( hospedeiro intermediário )

ingestão detaquizoitos e bradizoitos encontrado nos tecidos do hospedeiro intermediário ( bovinos )

VERTICAL

Para os bovinos o principal meio de transmissão é por via vertical, ou seja via transplacentaria, por isso é indicado o abate da fêmea contaminada para que não transmita para as próximas gerações

Obs. Não existe tratamento para Neosporose, após o abate a carne pode ser reaproveitada. Já foidetectado anticorpos para neospora em humanos, porém não causa enfermidade.

MORFOLOGIA

TAQUIZOITOS ( multiplicação rápida )

Tem forma de lua crescente , pode infectar macrófagos, neutrofilos, células cardíacas, hepatocitos, neurônios, células da placenta e epitelio vascular

BRADIZOITOS ( multiplicação lenta )

Uma vez que taquizoitos atingem os tecidos se dividem e dão origem aosbradizoitos. Essa formação ocorre na fase crônica da enfermidade. Os bradizoitos se rearrajam em cistos, pois dessa maneira não sofrem ação do sistema imunológico, onde o animal persiste infectado. São encontrados principalmente no SNC, o que gera alterações neurológicas.

OOCISTOS

Liberados pelo cão, coiote; ( oocisto = zigoto )
O oocisto pode ser não esporulado, dessa maneira não sendoinfectante, havendo a necessidade de uma reprodução assexuada acontecer no ambiente em condições adequada de umidade e temperatura, processo tal chamado esporogonia, onde o cisto se torna esporulado e infectante. O cisto esporulado apresenta dois esporocistos e cada esporocisto contem quatro esporozoitos.
Não se sabe ainda por quanto tempo o cisto esporulado permanece infectante no ambiente, porem éprovável que atinja a mesma media de meses como o toxoplasma.
Outra observação importante é que o oocisto pode ser encontrado nas fezes, porem devido sua grande semelhança ao oocisto de hamemondia e toxoplasma, não pode este tipo de analise ser considerado como diagnostico diferencial.
Os cães liberam oocistos nas fezes durante 5 dias ou mais, após ingestão de tecido infectado, pois não criamresistência.

CICLO EVOLUTIVO

1) O cão libera no ambiente oocistos não sporulados, que após esporogonia se esporulam e se contaminam o ambiente e alimentos dos bovinos, que ingerem os mesmos.
2) No intestino delgado de bovinos, através de ezimas proteolíticas os esporozoítos são liberados do oocisto e penetram a mucosa do intestino, dando origem aos taquizoítos que se espalhão pela correntesanguínea e para os tecidos; se fêmea prenha, pode ocorrer aborto.
3) Os taquizoitos nos tecidos, dão origem aos bradizoitos, onde nesse momento o animal entra em fase crônica. Se for uma fêmea, durante uma nova gestação com a queda da imun idade, esses bradizoitos se diferenciam novamente em taquizoitos, que se disseminam pela corrente sanguínea, causando novo abortamento.

Obs. Os cães queingerem fetos abortados, estão ingerindo taquizoitos ou bradizoitos.

PATOGENIA

-Vacas adultas são assintomáticas, porém transmitem para sua descendência em vê\es sucessivas, devido a resposta imune deficiente.
-Acredita-se que é mais difícil a infecção no 1º. Trimestre de gestação, sendo mais observado aborto `partir do 3º. Mês de gestação

Obs. Surtos epidêmicos: grande parte dos...
tracking img