Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA CRISTO TRABALHADOR

PROFESSOR: RICARDO

ALUNO (a): ÉRIKA RIBEIRO DE ABREU

SÉRIE: 3°ANO TURMA: B

TRABALHO DE GEOGRAFIA

ABAETETUBA

2011

ÉRIKA RIBEIRO DE ABREU

NEOLIBERALISMO

ABAETETUBA

2011

1 – INTRODUÇÃO:

O presente trabalho visa mostrar, as principais características e significados do Neoliberalismo, desde sua origem. Mostrando seus doissignificados em duas diferentes épocas. Serão expostos também os principais países pioneiros a adotar essa nova doutrina econômica até então, na será dado ênfase no Governo Chileno e no governo Thatcher.

Alem de evidenciar as principais vantagens e desvantagens trazidas pelas práticas neoliberais, em vários países que adotaram essa política.

1 – NEOLIBERALISMO:1. ETIMOLOGIA:

O Neoliberalismo é um nome que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados semelhantes, porém distintos:

• Na primeira metade do século XX, significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista;• A partir da década de 1960, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo (minarquia). É nesse segundo sentido que o termo é mais usado hoje em dia. Sem embargo, autores da filosofia econômica e comentaristas deeconomia que se alinham com as postulações liberais rejeitam a alcunha "neoliberal", preferindo adotar o termo liberal. Nesse sentido, pode-se afirmar que a denominação neoliberalismo é mais uma denominação elaborada pelos críticos dos pressupostos do liberalismo que uma reivindicação terminológica por parte dos precursores de sua doutrina.

2. CARACTERÍSTICAS:

O neoliberalismo propõeuma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociaise obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas. Portanto, o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, conseqüentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos.

Essa doutrina econômica tem como uma de suas características se opor aqualquer regulamentação. Segundo essa visão, o salário mínimo, por exemplo, além de não aumentar o valor real da renda do trabalhador, ainda excluiria a mão-de-obra menos qualificada do mercado de trabalho. Para os neoliberais, o piso salarial distorce custos de produção e é uma das causas do desemprego.

Segundo tal corrente de pensamento, o indivíduo teria mais importância que o Estado.Essa concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas e liberdade de comércio, ao mesmo tempo em que é a favor da diminuição dos gastos estatais com previdência social, saúde e educação.

3. ORIGEM:

A concepção neoliberal foi formulada pela primeira vez em 1947 por Friedrich August Von Hayek. Ela partia do princípio de que o mercado deveriaservir como base para organização da sociedade. Mas a política econômica neoliberal foi aplicada inicialmente pelos governos de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos), a partir dos anos 1980. Hoje, é a tendência econômica vigente no mundo globalizado. Tinha como finalidade o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo)....
tracking img