A centralidade dos movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CENTRALIDADE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E O PERÍDO GOVERNAMENTAL DE JANGO[1]

Dafiana do Socorro Soares Vicente[2]

O texto “A centralidade dos movimentos sociais naarticulação entre o Estado e a sociedade brasileira no século XIX e XX” trás em seu arcabouço um tópico que descreve a efervescência dos movimentos sociais no período de 1945 a 1964. Nesta ocasião, nocenário brasileiro, vários movimentos emergiram da sociedade civil organizada, objetivando melhores condições de vida para todos os cidadãos brasileiros.
Estas expressões de lutas, nos espaçosurbanos, se deram devido à precariedade na vida social da maioria da população, reflexo do fenômeno migratório de diversos sujeitos do campo para a cidade. Esta mobilização era vista como uma alternativaplausível para melhorar a condição de vida da população campesina, todavia, esta falácia possibilitou o aumento das desigualdades sociais.
Esta nova realidade foi um terreno fecundo para osurgimento e fortalecimento de diversos movimentos de luta entre a classe operária, os empresários e o Estado brasileiro. È importante, salientar, que nesta ocasião, João Gulart, do Partido DemocráticoTrabalhista (PDT), ascendeu como presidente da República, tornando-se a voz do povo, dos pobres e oprimidos, dos analfabetos, dos camponeses. Em seus discursos políticos, João Goulart, apresentava algunspilares na luta por uma nação igualitária e democrática, são eles: promover a paz; interna; garantia dos direitos democráticos; respeitar a vontade do povo; lutar pela inviolabilidade da soberanianacional; pela reforma agrária e tributaria, pelo direito do analfabeto ao voto e emancipação econômica do país[3].
Os ideários do presidente João Goulart foram encarados pelos militares como uma ameaça aordem vigente. Receosos pela implantação do comunismo no Brasil, os militares uniram forças contra o governo trabalhista de Jango. Para evitar o avanço desta “ameaça nacional”, a implantação do...
tracking img