Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O neoliberalismo, a ação política e a indústria cultural.

Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado naeconomia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. A lógica publicitária na política ocupou um lugar decisivo na divulgaçãodos partidos e dos candidatos as eleições. E cada vez mais nós eleitores nos comportamos como consumidores, enquanto os candidatos/partidos como empresas.
Atualmente, o questionamento doneoliberalismo e a afirmação de identidades sociais, com base no processo de produção, restringe-se basicamente ao MST. Os demais movimentos de trabalhadores encontram-se de modo geral, numa posição defensiva,devido ao avanço do desemprego atuando de forma fragmentada. A atuação deste movimento é pouco divulgada pela mídia, mas não é a toa e quando esta divulgação acontece, é passada de forma negativa. Acandidatura de Lula utilizou-se das técnicas publicitárias para construir a imagem de um candidato capaz de satisfazer as necessidades da população, principalmente a necessidade de emprego.
A eleiçãode Lula pode gerar uma tentativa de implantação de uma política de construção de um Estado do Bem-estar social. Assim sua vitória implicaria numa valorização parcial da identidade social dostrabalhadores. Os meios de comunicação de massa desempenham uma papel fundamental na manutenção da sociedade capitalista de consumo e na disseminação da lógica publicitária. Segundo Horkheimer e Adorno, aprodução cultural no capitalismo é monopolizada pela ação das grandes conglomerados econômicos. Foram estes autores que criaram o conceito “indústria cultural”, que significa que a produção de bensalcançou também a cultura(arte, informação) , que se transformou em mercadoria.
A sociedade capitalista não se caracteriza apenas pela expropriação dos meios de produção dos bens necessários à...
tracking img