Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, devehaver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetaristado economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973 ( resolveria parte dos problemas econômicos mundiais, reduzindo a pobreza eacelerando odesenvolvimento global) e, também conhecida como ‘crise do petróleo’. Esses economistas defendiam que o Estado deveria diminuir seus gastos com investimentos pesados, já que possuíam altos déficits públicos,inflação e balança comercial negativa. provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
O Chile foi o primeiro país do mundo a adotar o neoliberalismo. As privatizações no Chiledurante o governode Augusto Pinochet antecederam às da Grã-Bretanha de MargaretThatcher. Em 1973, quando um golpe militar derrubou o presidente socialista Salvador Allende,o novo governo já assumiu com um planoeconômico debaixo do braço.
O Neoliberalismo ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em 1989. Na ocasião, a líder do Reino Unido, Margareth Thatcher , e o presidente dos Estados Unidos,Ronald Reagan

Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
-política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidascontra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- diminuição do tamanho do...
tracking img