Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA



Neoliberalismo






“O homem é uma totalidade e não pode ser visto separadamente, fragmentado, como acontece na sociedade atual”.Para o neoliberalismo, o homem é um ser de necessidades e desejos, de forma que, as necessidades do homem se manifestam através dos desconfortos e os desejos através das escolhas. Oobjetivo do agir humano é romper um desconforto, é satisfazer um desejo. Para os neoliberais, há diferenças entre ação e trabalho. Ação significa emprego de meios para atingir fins. Um dos meiosempregados é o trabalho do agente homem, sendo o fim último da ação humana alcançar a felicidade.

A sociedade, portanto, nada mais é do que a divisão do trabalho e combinação de esforços. O individuovive e age em sociedade, mas a sociedade em si não existe, a não ser através das ações individuais.

Numa sociedade baseada na divisão do trabalho, o individuo por livre vontade se integra nosistema de cooperação.

Para os neoliberalistas a noção de pobreza diz respeito apenas a pessoas que não são capazes de cuidar de si. Segundo eles, não existem pessoas que queiram trabalhar enão consigam emprego por falta de espaço no sistema social produtivo.










“Para os neoliberais, em qualquer forma de organização social está presente acompetição, ou seja, o esforço dos indivíduos para obter uma posição mais favorável no sistema de cooperação social, sendo que nesse processo, aqueles que perdem são colocados em lugar inferior no sistemasocial”.


“Sem esquecer que, na época atual, o Neoliberalismo coloca toda a sociedade envolvida em uma lógica tecnicista, excluindo quem não se adapta a ela. Esse sistemareduz a pessoa a uma máquina de fazer e consumir. Por isso, exige atenção a tudo o que envolve o ser humano, a fim de perceber se a atitude está sendo tecnicista ou se há espaço para uma forma...
tracking img