Neoliberalismo e consenso de washington

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Neoliberalismo e Consenso de Washington

O Neoliberalismo é um produto do liberalismo econômico neoclássico, refere-se a uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelasteorias econômicas neoclássicas.

As origens do neoliberalismo nos remetem à Escola Austríaca, no final do século XIX. A princípio, esta “onda” neoliberal adotava a Lei de Say e a TeoriaMarginalista, mais tarde contestada por Keynes, na década de 1930.

A partir da crise do pós-segunda guerra, essa corrente volta a ganhar força. Gastos governamentais eram considerados um desperdício ea força dos sindicatos era algo desfavorável para a economia: em algum ponto caso permanecesse da forma como era, uma crise seria desencadeada. Para corrigir esses 2 pontos seria simples, o Estadodeveria ser forte com lideres que não investissem em gastos sociais e uma força de trabalho reserva deveria ser criada para terminar com a influência dos sindicatos.


Gradativamente oneoliberalismo foi ganhando força e mais países começaram a aderir essa corrente. Políticas econômicas como: contrair a emissão monetária, elevar as taxas de juros, baixar os impostos sobre os altosinvestimentos, criar níveis de desempregos, adotar medidas anti-sindicais e cortar gastos sociais, passaram a ser utilizadas nesses países. Além da política de privatização que se tornou uma vertente marcantedo neoliberalismo.
No caso norte americano tudo isso veio junto com gastos enormes para a corrida armamentista, único pais que podia se dar ao luxo de ficar no déficit pela sua força mundial.Nesse período, a Europa também implantou esse sistema, mas de maneira menos agressiva.
Uma outra vertente do liberalismo surgiu nos Estados Unidos e concentrou-se na chamada Escola de Chicago,defendida por outro laureado com o Prêmio de Ciências Econômicas, o professor Milton Friedman. As políticas neoliberais foram tão fortemente aplicadas que a taxa de juros americana chegou a 22%. Tal...
tracking img