Kkkfugfughuhiknjkl

782 palavras 4 páginas
Educação Física-CEDU

Relatório sobre principais acidentes nas escolas.

Aluno: Felipe Alberto A. Vieira Disciplina: Socorros de Urgência
Período: 3º

Tema: Principais acidentes nas escolas com crianças.
O Professor de Educação Física é o principal responsável pela segurança, saúde e bem-estar de seus alunos nas aulas. Todas as pessoas estão sujeitas a tais episódios, mas especialmente as que praticam alguma atividade esportiva, sejam elas profissionais ou pessoas comuns que fazem do esporte um meio saudável de recreação para a qualidade de vida, podem sofrer acidentes e serem acometidas por lesões.
O ambiente escolar é um local propício a acidentes devido ao grande número de crianças e adolescentes que nele se encontra, interagindo desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas, os acidentes na infância e adolescência, além de causarem prejuízos a sua vida, podem causar seqüelas, tanto físicas como emocionais, levando até ao insucesso escolar.
Aspectos relacionados ao desenvolvimento geral, assim como específicos: físico, cognitivo, psíquico e de relacionamento, bem como, a idade cronológica de crianças e adolescentes acabam por determinar o acontecimento de acidentes no ambiente escolar.
Segundo costa (2003), aponta seis causas de acidentes nas aulas práticas de Educação Física: inabilidade do principiante; desigualdade corporal; idade; desprezo ao perigo; causas imprevisíveis; super treinamento.
O acidente é causado por um agente externo, junto com o desequilíbrio que ocorre entre o individuo e o seu ambiente, permitindo que certa quantidade de energia seja transferida do ambiente para o indivíduo, capaz de causar dano. A energia transferida pode ser mecânica (quedas e trombadas), térmica (queimaduras), elétrica (choques) ou química (envenenamentos). Lesões mais comuns que ocorrem na prática da atividade física são:
-Contusão: lesão por trauma direto com amassamento dos tecidos moles, sua magnitude

Relacionados