Neobehaviorismo

Pode também ser chamado de Behaviorismo Moderno que, assim como os clássicos, investigam os estímulos, as respostas observáveis e a aprendizagem. Também estão estudando cadavez mais fenômenos complicados, que não podem ser estudados diretamente, tais como o amor, a tensão, a empatia, a confiança e a personalidade.
O Behaviorismo Clássico possui características quese diferenciam do Neobehaviorismo por algumas características, tais como: A conexão “estímulo reação”, que é a reação de um organismo diante de um determinado estímulo físico; O “reflexoacondicionado”, que é baseado na descoberta de um reflexo não condicionado a um estímulo natural (por exemplo, a secreção de saliva diante de um alimento).
Já no Neobehaviorismo, a teoria do “reflexoacondicionado” não bastava para explicar o comportamento humano. O comportamento se volta para um objetivo e, portanto, não é possível reduzi-lo a uma conexão entre estímulos e reações.
Coerente comessa tese, Tolman introduziu o conceito das “variáveis intervenientes”, que seriam representações, não de algum estado mental, mas de propriedades funcionais que se encontram no organismo e atuamcomo mediadores entre estímulos e respostas.
Outro americano, Clark L. Hull, defendeu a ação das “variáveis intervenientes” e sustentou que o organismo mantém com o meio uma relação dinâmica.Para Hull, a maior parte da atividade animal e humana se volta para a satisfação de necessidades básicas.
“Como o fator psicológico previsibilidade de tensão afeta a formação de úlceras noestômago?”
“Em um estudo, dois ratos levaram simultaneamente choques elétricos através de eletrodos colocados em sua calda, enquanto um terceiro rato servia de controle e não recebia choques. Um dosratos previa o choque através de um som 10 segundos antes de recebê-lo, enquanto o outro também recebia o som, mas de forma irregular em relação à ocorrência do choque. Assim, ambos os animais... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Neobehaviorismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neobehaviorismo/415975.html

MLA

"Neobehaviorismo" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neobehaviorismo/415975.html>.

MLA 7

"Neobehaviorismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neobehaviorismo/415975.html>.

CHICAGO

"Neobehaviorismo." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neobehaviorismo/415975.html.