Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cretácico[->0].
Os fósseis são restos de seres vivos[->1] ou vestígios de atividades biológicas (ovos[->2], pegadas[->3], etc.) preservados em diversos materiais[1]. Os contextos mais comuns envolvem a preservação em sedimentos[->4], rochas[->5], gelo[->6], piche[->7], âmbar[->8], solos[->9], cavernas[->10], etc. Preservam-se como moldes do corpo[->11] ou partes do próprio ser vivo, seus rastose pegadas[->12]. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossilis que significa "desenterrado" ou "extraído da terra". A disciplina científica que se encarrega de estudar os seres fossilizados, ou partes deles, ou ainda, seus vestígios é a Paleontologia[->13], instaurada coma aceitação dos trabalhos de Georges Cuvier[2].
A geração de fósseis, ao contrário do que se poderia supor, é um fenómeno corriqueiro e que ocorre frequentemente. O registo fóssil contém inúmeros vestígios fossilizados dos mais variados seres do passado geológico da Terra. Tudo pode fossilizar, até mesmo os restos orgânicos mais delicados e perecíveis. Contudo, a preservação de matériaorgânica[->14] ou de restos esqueléticos delicados, uma vez que estes se decompõem[->15] e são destruídos rapidamente, requer condições de fossilização fora do comum que, por serem especiais, ocorrem na natureza mais raramente. Daí que fósseis de restos destes tipos não sejam frequentes.
Pelo contrário, a preservação de partes esqueléticas biomineralizadas, mais duras e resistentes à decomposição e àerosão, tais como dentes, conchas, carapaças e ossos, é bem mais frequente e, por isso, a esmagadora maioria do registo fóssil é constituída por fósseis deste tipo de restos biológicos. Em qualquer das circunstâncias, para que os restos de um qualquer ser vivo fossilizem, é fundamental que estes sejam rapidamente cobertos por um material que os preserve, geralmente sedimento[->16].
Segundo algumasfontes[3], somente os restos ou vestígios de seres com mais de 11.000 anos seriam considerados fósseis. Este tempo, calculado pela última glaciação[->17], é a duração estimada para a época geológica[->18] do Holoceno[->19] ou Recente. Quando os vestígios ou restos possuem menos de 11.000 anos, seriam denominados de subfósseis.
Segundo outros autores, pelo contrário, um fóssil é todo e qualquer restoou vestígio de seres vivos do passado preservado em contexto geológico, independentemente da sua idade. De acordo com estes paleontólogos, fixar uma qualquer data para se poder considerar se algo é ou não um fóssil é arbitrário. Por outro lado, sendo o Holocénico (menos de 10.000 anos) parte do registo geológico, os restos orgânicos contidos em rochas holocénicas deverão ser considerados fósseis.Ou seja, o que determina o fóssil é a ocorrência conjunta de um resto identificável com origem biológica num contexto geológico, independentemente do seu tipo e da sua idade

Tipos de fósseis
Existem dois tipos básicos de fósseis: os somatofósseis e os icnofósseis.
· Somatofóssil: Fóssil de restos somáticos (isto é, do corpo) de seres do passado.[6] Por exemplo, fósseis de dentes[->20], decarapaças[->21], de folhas[->22], de conchas[->23], de troncos[->24], etc.
· Icnofóssil: Fóssil de vestígios de actividade biológica de seres do passado.[7] Por exemplo, fósseis de pegadas, de marcas de mordidas, de ovos[->25] (da casca dos ovos), de excrementos[->26] (os coprólitos[->27]), secreções urinárias (urólitos[->28]), de túneis[->29] e de galerias de habitação, etc.
Os fósseis –somatofósseis e icnofósseis – podem ocorrer sob a forma de diversos produtos dos processos de fossilização que ocorrem após o enterramento dos restos esqueléticos ou dos vestígios de actividade orgânica. Os mais frequentes são as mineralizações (incluindo as permineralizações),[8] os moldes[9] e as incarbonizações

Processos de fossilização
[editar] Mumificação ou conservação
A mumificação[->30] é...
tracking img