Aps-hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

O SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO

Trabalho do Curso de Serviço Social para obtenção de nota na Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas (APS). Turma: 1º Período / Q. Turno: Noite.
Recife - 2012
TARCIANE PRISCILA

O SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Recife(FAREC) como requisito parcial para a obtenção de notas na Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), ministrada pela Profª Raquel Aquino. Turma: Q / 1º Período. Turno Noite.

Recife - 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. ÁREA FÍSICA DO HOSPITAL DO CÂNCER DE PE 5
2.1. FINALIDADES DOS SETORES 7
2.2. PROGRAMAS REALIZADOS NO HOSPITAL 9
3. ÁREA DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL 10
4.REFERENCIAL TEÓRICO 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará um pouco como funciona o Serviço Social nesta unidade hospitalar, Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), sua estrutura física, os inúmeros serviços prestados, os programas que são realizados para ajudar na prevenção das doenças do câncer e como atuam as Assistentes Sociais paracolaborarem com esses pacientes necessitados de um tratamento adequado para cada caso específico.
Como organização, o Hospital de Câncer de Pernambuco é uma instituição de saúde, sem fins lucrativos e é reconhecida como utilidade pública. Seus serviços buscam prestar assistência médica especializada aos portadores de neoplasia maligna.

04
04

2. ÁREA FÍSICA NO HOSPITAL DO CÂNCER DE PEQuando o assunto é capacidade de atendimento, o Hospital de Câncer de Pernambuco é o único do Estado que conta com uma moderna Urgência Oncológica 24 horas por dia e um laboratório de próteses bucomaxilofacial. Sua estrutura geral conta com mais de 200 leitos e uma Unidade Ambulatorial com as clínicas especializadas em Cabeça e Pescoço, Patologia Mamária, Pélvis, Cirurgia Geral, Pediatria,Ortopedia, Oncologia Clínica, Patologia e Odontologia, além de um Setor de Triagem.
O Hospital dispõe de um registro hospitalar de câncer com dados coletados de forma sistemática e padronizado pelas normas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), conforme normas técnicas operacionais preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo este fundamental como sistema de informação em saúde tanto para oconhecimento em oncologia, quanto como instrumento de apoio às pesquisas em câncer.
O ambiente de trabalho é bem adequado para atendimento no setor de Serviço Social, pois ele possui paredes dividindo os setores da sala de espera e da sala de atendimento, boa iluminação, teto lajeado, climatizada com ar-condicionado, birôs para cada Assistente Social, arquivos para guarda dos históricos dospacientes, cadeiras para acomodações dos pacientes, acompanhantes e os próprios Assistentes Sociais, atendimentos sistematizados em computadores, local organizado, limpo e em perfeito estado de conforto, mas nem sempre se consegue atender em tempo hábil e preciso os pacientes em espera devido alguns atendimentos serem demorados, por muitas vezes os funcionários não suportar a grande demanda depacientes, pois esse hospital é referência para atender todo Estado de Pernambuco que possui esse tipo de doença.
Atualmente, dispomos em todo o hospital de 209 leitos de oncologia, os quais estão divididos em:
· 54 Leitos de clínica médica;
· 49 Leitos de oncologia clínica;
· 89 Leitos cirúrgicos;
· 06 Leitos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI);
·06 Leitos para recuperação pós-anestésica;
· 05 Leitos para urgência.
05
05
Ainda oferecido nesta unidade os serviços de:
· Quimioterapia;
· Radioterapia, sendo o único hospital em Pernambuco a ofertar a Braquiterapia em alta taxa de dose;
· Patologia Clínica;
· Laboratório de Análises Clínicas.

Além, também, de...
tracking img