Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
P2 de Historia da psicologia



Regras: privilegie a SUA escrita. Não use citações. Em NENHUMA hipótese. Serão avaliadas a pertinência / complexidade da questão formulada e a qualidade das suasleituras e argumentação.

1. Jean Pepin acabou de chegar de Ouagadogou na Burkina Faso. Quer saber o que é e como se faz para estudar psicologia com uma preocupação histórica. Explique a ele comsuas palavras. Leve em conta as nossas discussões e leituras.




Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Ela busca oconhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nosfilósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
Para estudarmos a psicologia, temos de relembrar o caminho histórico recente da psicologia no Brasil, bem como considerar asmudanças que ocorreram na política educacional brasileira.
O caso da psicologia no Brasil (que foi regulamentada como profissão em 1962) a concepção de ciência adotada pela “psicologia brasileira”assumiu o modelo biológico, fazendo uma analogia acrítica entre o meio natural e o meio social ao qual o homem –objeto de estudo- tem de ajustar-se da melhor maneira possível para que sobreviva enquantoindivíduo.
A psicologia nasce como ciência quando reconhece a instância individual do homem na sociedade e por motivos sociais, políticos e econômicos, precisa ser normatizada e padronizada. Parachegar a tempos em que ideias de processos individuais e subjetivos se convertam em ciência requer pensar em uma história da humanidade, sobre o desenvolvimento do seu pensamento enquanto manifestação dasua condição de vida material. Primeiro bom motivo para se estudar a história da psicologia.
A história como forma de apropriação do senso crítico, de contextualização do advento da ciência, o que...
tracking img