Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e Produção de Textos



O padrão de qualidade da TV merece os melhores intervalos comerciais. Afinal, a gente não pode baixar o nível.

Na publicidade acima, aparentemente há uma gritante incoerência entre o trecho inscrito no quadro e a frase final. A passagem intermediária, no entanto, desfaz a incoerência e torna o texto perfeitamente compreensível. Traduza de maneira maisexplícita o sentido dessa passagem intermediária, tentando explicar sua função para criar o sentido.

Ao ler a passagem intermediária, percebe-se que o sentido de dificultando não é negativo e sim positivo. Em vez de “criar dificuldades”, “obstáculos”, dificultar ganha o sentido de alta exigência de padrão de qualidade, já que, para ser veiculado pela TV um comercial precisa corresponder ao mesmonível de , qualidade dos programas da emissora, o que é difícil.

Leitura - Testes de concurso
Os testes 1 e 2 foram retirados da prova do Concurso Público promovido pela secretaria de Estado da Educação de São Paulo – 1998 – Professor Educação Básica II. 1. Para fazer uma leitura compreensiva e interpretativa, o leitor necessita de conhecimentos: a) gramaticais, linguísticos e de mundo. b)linguísticos, textuais e de mundo. gramaticais, textuais e de mundo. c) gramaticais, linguísticos e textuais. d) linguísticos, metalinguísticos e textuais.

2. Ao ler um texto, é essencial para sua compreensão que sejam: a) ativados conhecimentos prévios que permitam ao leitor fazer as inferências necessárias à prática da leitura. b) inferidos dados de um conhecimento prévio que está no texto. c)vivenciados os conhecimentos que não estão no texto, mas podem ser recuperados. d) encontrados novos conhecimentos que ativem nossa memória. e) ativados esquemas desconhecidos que serão incorporados para novas leituras.

Conhecimento prévio
Os conhecimentos adquiridos fazem parte da memória e inteligência e são utilizados quando necessários na leitura.

Divide-se em três níveis: o linguístico,o textual e o de mundo.

Conhecimento linguístico
O conhecimento linguístico é fundamental para se compreender um texto. Ele abrange o conhecimento do repertório de palavras de um idioma (conhecimento lexical) e das normas gramaticais utilizadas para organizar as palavras em um conjunto significativo (conhecimento gramatical).

Francês: Le dessert est prêt sur la table. Inglês: The dessertis ready on the table.

Conhecimento linguístico
É muito difícil construir um significado, em qualquer caso, para quem não tem conhecimento linguístico, isto é, lexical, vocabular, para identificar as palavras escritas. Observe:
“Pronta mesa a está sobremesa a sobre.” Assim, conseguimos inferir em português: A sobremesa está pronta sobre a mesa. Em suas formas léxica e gramatical, oconhecimento linguístico é um dos fatores cognitivos essenciais para a produção de sentido de um texto.

De aorcdo com uma pesqiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra mtuio em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós nãolmeos cdaa lerta isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Conhecimento linguístico
Abrange desde o conhecimento de como pronunciar as palavras, passando pelo conhecimento do vocabulário e regras da língua, até o conhecimento do uso da língua. Esse conhecimento é essencial à leitura. Sem ele a compreensão não é possível.

Elevação do nível do mar, temperaturas mais altas, chuvas torrenciais eepidemias de dengue e leptospirose são alguns dos possíveis impactos do aquecimento global na cidade do Rio de Janeiro, segundo livro com base em relatório do IPCC.
(foto: Arquivo IPP)

Agência FAPESP, 16-10-08.

Conhecimento enciclopédico
O conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo adquire-se como experiência de vida e percepção de eventos situados no espaço e no tempo. Trata-se...
tracking img